Açaí ajuda a controlar o colesterol
A fruta é rica em vitaminas e minerais, possui propriedades antioxidantes e é ainda mais saudável na versão zero açúcar
O açaí é um fruto de origem amazônica cheio de nutrientes: vitaminas C, B1, B2, fósforo, ferro e cálcio, além de suas propriedades antioxidantes, devido aos altos níveis de vitamina E, K, polifenóis e flavonoides. "Tudo isso contribui para regular o nível de colesterol, principalmente pela alta concentração de antocianinas e gorduras monoinsaturadas. Também ajuda na função cardioprotetora e apresenta ótimos níveis de fibras, que auxiliam na saúde gastrointestinal", explica a nutricionista Vivian Peixoto.
Mas afinal, açaí engorda?
A resposta é não! A profissional ainda desmistifica a tal vilania do açaí, considerado inimigo de quem busca o controle ou a redução do peso corporal. Ela explica que o alimento pode ser consumido regularmente, mas, como qualquer outro, requer moderação e, principalmente, atenção aos acompanhamentos geralmente consumidos junto a ele. "O açaí por si só não representa uma quantidade expressiva de calorias, mas os acompanhamentos, como leite em pó, leite condensado, mel, granola e outras frutas, sim. Juntos, eles aumentam a quantidade de calorias consumidas de forma exorbitante, superando até uma refeição completa", alerta.
A nutricionista recomenda o consumo diário do alimento, considerando as proporções: 'Qualquer pessoa, seja esportista ou não, pode consumir o açaí. O mais importante é ter atenção às quantidades e o melhor momento para o seu consumo, tendo em vista a dieta e o objetivo de cada um. Você pode consumir como um bom pré ou pós-treino, no dia-a-dia ou até mesmo para substituir um lanche. Tudo é válido, desde que esteja calculado na dieta e se enquadre nos objetivos", conclui.