Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alimentação pré e pós-treino: o que fazer?

A MALU conversou com um nutricionista sobre a alimentação adequada para pré e pós exercícios. Confira!

2 jan 2025 - 10h21
Compartilhar
Exibir comentários

Se você pratica qualquer tipo de exercício físico, precisa se atentar à alimentação pré e pós-treino. São elas que ajudam na recuperação muscular, alívio da fadiga e das dores e no ganho de massa muscular. De acordo com Rogério Oliveira, nutricionista, membro da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) e da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, alimentar-se bem antes e depois dos exercícios é um atalho para atingir a forma física desejada. Além disso, o que comer antes do treino depende de alguns fatores, como o tipo de exercício, objetivo, nível de condicionamento físico, rotina e status nutricional. Mas, de forma geral, treinos de força, como musculação e crossfit, exigem maior aporte de carboidratos no pré-treino. Já exercícios de endurance, como corrida, ciclismo e natação, demandam carboidratos em menor quantidade se comparado ao exercício de força. 

Foto: Revista Malu

A seguir, o nutricionista dá orientações para garantir o melhor desempenho e aproveitamento das atividades físicas.

Alimentação Pré-treino

Para quem treina logo ao acordar, ainda em jejum, Oliveira recomenda um jantar com boas fontes de carboidratos, como: batata doce, mandioca, arroz ou macarrão integral e proteínas magras. Mas, se você treina em outro momento do dia, faça uma refeição sólida com um intervalo mínimo de uma hora para o treino. "Dessa forma há um esvaziamento gástrico mais adequado, conseguindo assim um treino de melhor qualidade", salienta. Caso não seja possível se alimentar no intervalo indicado, faça uma refeição pastosa ou líquida. "Banana amassada com aveia e um suplemento proteico, ou suco de frutas com suplemento proteico", ensina Oliveira.

Alimentação Pós-treino

Ao finalizar seus exercícios, consuma fontes de carboidratos como aveia, granola e frutas, acompanhado de um suplemento proteico. Você também pode optar por uma tapioca ou pão de forma integral com frango desfiado e requeijão light.

Para treinos de maior intensidade, o momento de comer um docinho é esse. "Um pouco de leite condensado ou doce de leite acabam sendo bem-vindos para quem gosta. Mas não se esqueça de consumir uma fonte de proteína também. Opte pelo suplemento proteico ou então proteínas sólidas, como filé de frango, peixes, ovos e carne bovina ou suína em cortes magros", finaliza o nutricionista.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade