Após morte de britânico, brasileiro é homem mais velho do mundo
João Marinho Neto tem 112 anos e é natural do Ceará
O brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos, recebeu o título de homem mais velho do mundo após a morte do britânico John Alfred Tinniswood, também de 112 anos.
Nascido em Maranguape, no Ceará, em 5 de outubro de 1912, Marinho era apenas dois meses mais novo que Tinniswood, que era de agosto do mesmo ano.
O brasileiro, que vive no município cearense de Apuiarés, já foi reconhecido como o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina.
Já a pessoa mais velha do mundo é a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos.
Quem é o brasileiro?
Segundo o site Longeviquest, João Marinho Neto nasceu em Maranguape, no Ceará, em 5 de outubro de 1912, em uma família de agricultores. Durante sua infância, seus pais mudaram-se com a família para uma zona rural de Apuiarés.
Desde os quatro anos de idade, João já gostava de ajudar o pai e o empregado na lavoura. Além de cuidar do gado, colhiam frutos das árvores de Juazeiro, criando um anzol improvisado nos galhos para proteger os frutos.
João casou-se com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda, essa já falecida. Sua esposa havia herdado a propriedade da Fazenda Massapê, onde João cultivava a terra com milho e feijão. Ele também criava gado, cabras, porcos e galinhas.
João ainda teve mais três filhos – Vinícius, Jarbas e Conceição – com sua segunda esposa, Antonia Rodrigues Moura. Através de muito trabalho, João construiu uma vida financeiramente estável, acumulando bens como terrenos e casas.
Em 2 de abril de 2024, após o falecimento de Juan Vicente Pérez Mora, da Venezuela, de 114 anos, ele se tornou o homem vivo mais velho (conhecido) da América Latina, com 111 anos e 180 dias. Agora, com a morte do inglês John Tinniswood, ele também se tornou o homem mais velho do mundo.