Até 30 anos, 30% das mulheres não muda nome após casamento
De acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook, quase 30% das mulheres que se casam na faixa dos 20 anos escolhem manter seus nomes originais, ao invés de adotarem os nomes dos maridos. Os outros 62% das noivas com 20 anos ainda mantêm a tradição a passam a ser chamadas pelo sobrenome do noivo. Este número sobe para 74% nas mulheres na faixa dos 30 anos e para 88% naquelas que têm mais de 60 anos. As informações são do Daily Mail.
Ainda segundo o levantamento feito pela rede social, 3% das mulheres com mais de sessenta anos escolhem usar tanto os sobrenomes de solteiras como o do marido, juntando os nomes e separando-os com um hífen. Esta mesma opção também foi preferência de 6% das mulheres na faixa dos 30 anos e por 4% naquelas que têm mais de 20 anos.
De acordo com a professora Angela McRobbie, da Universidade de Londres, as mulheres na faixa etária dos 20 anos escolhem continuar com o mesmo nome após o casamento como uma maneira de expressar o feminismo e negar questões tradicionais de gênero. "A geração que hoje tem 30 anos foi facilmente corrompida pelas opiniões contrárias ao feminismo, enquanto a geração posterior mostra uma certa rebeldia sobre o assunto", disse a especialista.
Dentre os 33 milhões de usuários do Facebook no Reino Unido, a pesquisa observou os nomes de todas as mulheres que tinham "casadas" no staus de relacionamento e que seus maridos também tinham perfis na rede social.
Entre as celebridades, o assunto divide opiniões. A atriz Carey Mulligan, de 28 anos, manteve seu nome de solteira depois de casar com o vocalista da banda Mumford & Sons, Marcus Mumford. A mesma decisão foi tomada pela atriz Anne Hathaway que, aos 30 anos, não abriu mão do famosos sobrenome depois de anunciar o casamento com o design Adam Shulman em setembro de 2012.
No entanto, a cantora Beyoncé foi criticada por feministas ao lançar sua nova turnê como "Mrs Carter Show", uma referência ao sobrenome do marido, o rapper Jay-z, que se chama Shawn Carter. A cantora Lily Cooper também enfrentou objeções da sua gravadora depois de abandonar o nome Lily Allen, com o qual ficou famosa, e dizer que adotaria o sobrenome do marido em seus novos discos.