A Mattel lançou novos designs da Barbiepara ampliar a diversidade da linha Fashionistas. Entre as novidades, estão um modelo com a doença de pele vitiligo e outro sem cabelo.
Considerada 'a linha de bonecas mais diversa', a coleção traz 176 bonecas com nove tipos diferentes de corpos, 35 tons de pele e 94 estilos de cabelo. Também fazem parte uma boneca negra com prótese dourada na perna e um Ken de cabelos longos.
A marca informou que, para a criação da Barbie com vitiligo, um dermatologista especializado foi consultado para garantir que a doença de pele fosse representada com precisão.
A nova linha Barbie Fashionistas chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2020 e os lançamentos poderão ser encontrados em lojas de brinquedo de todo o País com preço sugerido de R$ 79,99.
No ano passado, a empresa lançou itens que vinha em cadeiras de roda ou com prótese de perna a fim de promover a inclusão social de pessoas com deficiência física.
Também pensando em diversidade, a linha Creatable World (Mundo Criativo, em tradução livre) foi anunciada em setembro, com bonecos sem gênero.
A Mattel afirma que a Barbie continuou evoluindo ao longo dos anos para "refletir melhor o mundo que as meninas veem hoje, adicionando mais diversidade às infinitas possibilidades de contar histórias".
Barbie - Neste sábado, 9 de março, a boneca mais famosa do mundo completa 60 anos de existência. Conheça os momentos mais marcantes da história da Barbie.
Foto: Instagram/@barbie / Estadão
Ken, o namorado - O namorado da Barbie foi apresentado ao público em 1961, sendo inspirado em Kenneth, filho da criadora.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Locomoção - O primeiro veículo da Barbie foi um Austin-Healey 3000 MKII BN7, que chegou às lojas em 1962. O carro era cor de pêssego e conversível. Desde então, a boneca já teve bicicleta, trailer, moto, navio e até mesmo um avião.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Barbie astronauta - A Barbie astronauta chegou à Lua quatro anos antes do homem. Em 1965, a boneca mostrava às pequenas garotas que era possível alcançar as estrelas.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Homenagens - Ao longo dos anos, Barbie prestou homenagens à diversas personalidades e artistas renomadas. A primeira delas foi a modelo Twiggy, em 1967, que usava um vestido listrado e botas amarelas. A pintora feminista Frida Kahlo também ganhou sua versão da boneca.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Primeira negra - Christie fez história como a primeira boneca negra, lançada em 1968 como parte do movimento por direitos iguais.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Barbie para presidente - Barbie se candidatou à presidência dos Estados Unidos pela primeira vez em 1992. Desde então, a boneca continua participando de todas as eleições do país.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Boneca mais vendida - No mesmo ano, Barbie lançou a boneca que se tornaria a mais vendida de todos os tempos: Totally Hair Barbie. Os longos cabelos eram quase do tamanho da boneca e traduziam a moda do início da década de 1990. O sucesso foi grande e, em 2017, ela foi relançada para comemorar o aniversário de 25 anos da Totally Hair.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Língua de sinais - Ainda em 2001, o lançamento da Barbie professora da língua de sinais norte-americana (ASL) trouxe inclusão aos deficientes auditivos. Suas mãos interpretavam a frase “eu te amo” e ela acompanhava ilustrações de outras palavras comuns, assim como o alfabeto.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Instagram - Em 2014, Barbie entrou para o Instagram como influenciadora digital. Quase duas milhões de pessoas seguem o perfil @barbiestyle, em que a boneca compartilha seu estilo de vida, looks e momentos com as amigas.
Foto: Instagram/@barbiestyle / Estadão
Representatividade - Com o objetivo de desconstruir o padrão de beleza que cultivou por anos, a Barbie ganhou bonecas com diferentes tipos de corpo, tons de pele, penteados e roupas em 2016. A novidade levou Barbie para a capa da revista Time.
Foto: Divulgação/Time / Estadão
Hijab - Em 2017, Barbie usou um hijab pela primeira vez como parte da coleção 'Sheroes', que transforma mulheres reais em bonecas. Ela foi inspirada na esgrimista Ibtihaj Muhammad, que fez história nas Olimpíadas do Rio de Janeiro ao ser a primeira norte-americana a participar do evento e ganhar uma medalha usando o hijab.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Profissões - A Barbie já teve várias carreiras, como bailarina, comissária de bordo, professora, médica ou cantora. Em junho de 2018, ela ganhou uma versão de engenheira robótica, para encorajar meninas a aprender habilidades reais de codificação. A boneca usava óculos de proteção e acompanhava lições de programação grátis.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Iris Apfel - Designer de interiores e ícone da moda, Iris Apfel ganhou sua própria Barbie em setembro de 2018. Nesta versão, a boneca aparece com os cabelos mais curtos, um casaco volumoso, muitos colares e os clássicos óculos gigantes.
Foto: Divulgação/Mattel / Estadão
Série da Netflix - Em 2018, a série 'Barbie Dreamhouse Adventure' foi lançada na Netflix. Os episódios retratam o divertido cotidiano da boneca com a família, namorado e amigos.
Foto: Divulgação/Netflix / Estadão
Inclusão - Com a responsabilidade de representar diferentes meninas e mulheres, Barbie sempre apostou na inclusão e diversidade das bonecas. Em fevereiro de 2019, ganhou uma versão cadeirante, assim como uma boneca com perna protética removível.
Foto: Instagram/@barbie / Estadão
Maya Gabeira - Para comemorar os 60 anos da boneca e o Dia Internacional da Mulher, a Mattel lançou mais bonecas inspiradas em mulheres da vida real. Maya Gabeira representou o Brasil na lista e ganhou uma boneca surfista.
Foto: Divulgação/Mattel/Instagram/@maya / Estadão
Padrão de beleza - O padrão de beleza da Barbie já causou muitas críticas. A boneca é loira, magra e alta, o que pode influenciar a estética de crianças e adolescentes e acarretar em distúrbios alimentares. Além disso, a boneca é rica, famosa, estilosa e tem um namorado bonito, o que reforça ainda mais a ideia de perfeição.
Foto: Instagram/@barbiestyle / Estadão
Roupas exclusivas - Uma das funcionalidades que mais garantiu sucesso à Barbie é a troca de roupa, motivando grifes de renome a criar dezenas de looks para a boneca. O estilo das roupas, inclusive, demonstra os detalhes da moda de cada época desde sua criação no final dos anos 1950.
Foto: Instagram/@barbiestyle / Estadão
60 anos - Em 60 anos de história e mais de 200 profissões, Barbie segue sendo uma inspiração para jovens meninas buscarem seus sonhos e terem a certeza de que podem realizá-los. Feliz aniversário, Barbie!