Conheça as doenças caninas prevenidas pela vacina V10
Entre as doenças que a vacina polivalente pode evitar estão parvovirose, hepatite canina e cinomose
Quem tem um cãozinho de estimação em casa, sem dúvidas, já ouviu muito sobre o quão importantes são as vacinas caninas. Devendo ser administrada aos cachorros ainda filhotes – a partir dos 45 dias de vida – a vacina polivalente (ou V10) é uma das mais importantes para a saúde dos cães; já que conta com os antígenos para muitas das doenças mais perigosas do mundo canino.
Conheça a seguir quais são as perigosas doenças imunizadas pela vacina polivalente (que deve ser renovada anualmente para que a imunidade seja mantida):
Cinomose
Causada por um vírus, a cinomose é altamente contagiosa, e transmitida por meio do contato direto de um animal sadio com um contaminado. Podendo comprometer todo o organismo do cão, ela apresenta sintomas que vão desde vômitos e diarreia até paralisia e convulsões – podendo ser fatal quando não tratada.
Parvovirose
Fatal em muitos casos (especialmente para filhotes), a parvovirose é altamente contagiosa, e transmitida pelo contato direto de um animal sadio com as secreções ou excrementos de um cão doente. Causa diarreia, desidratação, vômitos, depressão e a morte súbita de filhotes.
Coronavirose
O Coronavírus Canino é o agente da doença, que pode ser fatal aos animais que não recebem tratamento. Causa vômitos, diarreia (com sangue), febre, falta de apetite e depressão.
Hepatite infecciosa canina
Transmitida pelo contato de um animal saudável com secreções ou sangue contaminado pelo adenovírus canino, a hepatite infecciosa causa febre, dor abdominal e pode levar ao coma em casos mais avançados.
Adenovirose
Causada pela contaminação pelo Adenovírus Tipo II, a adenovirose traz problemas respiratórios diversos, que podem evoluir e se transformar em novas infecções e em pneumonias.
Parainfluenza canina
O vírus desta doença também é transmitido pelo contato direto entre os animais, e tem tosse, coriza e febra entre seus sinais mais clássicos. Por enfraquecer a imunidade dos cães, ela pode facilitar o aparecimento de problemas mais sérios.
Leptospirose Canina
Considerada uma zoonose, a doença é transmitida pelo contato com a urina de ratos, e pode ser classificada em quatro tipos distintos. Causa vômitos, diarreia, hemorragias e dor abdominal, podendo evoluir para problemas renais que podem levar o animal ao óbito. A vacina V10 também protege os cães dos quatro subtipos da leptospirose: canicola, grippotyphosa, pomona e icterohahemorrhagiae.
Além da V10, também é indicado que os cães filhotes sejam vacinados contra outras três doenças relativamente comuns e bastante perigosas ao universo canino: giárdia, raiva e tosse dos canis.
Clique no link e saiba onde encontrar estabelecimentos que oferecem a vacina polivalente.
Fonte: Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.