Nos últimos dias, está se tornando cada vez mais comum se deparar nas redes sociais com uma gata obesa que ao ser colocada em uma esteira tenta "evitar a fadiga", como diria o personagem Jaiminho do seriado Chaves. A felina, que se acomoda no canto do aparelho de ginástica e move apenas uma pata, se tornou personagem de memes sobre desanimo e preguiça para fazer exercícios físicos. Mas você sabe como essas imagens foram para na internet?
O vídeo original foi compartilhado pelo hospital veterinário Northshore, em 19 de outubro, e a gatinha em questão é Cinder-Block, que tem artrite em várias articulações e está com 4,5 quilos a mais do que deveria pesar. Portanto, a gatinha não é preguiçosa; na verdade, ela tem limitações por causa de sua condição de saúde.
A instituição, localizada em Bellingham, em Washington, nos Estados Unidos, compartilha em seu Facebook os exercícios físicos que a gata está fazendo para emagrecer e se tornar mais saudável.
"Ela não está no clima do exercício", escreveu o hospital na legenda do vídeo que deu início ao meme. O hospital esclareceu que Cinder está sendo estimulada a se exercitar em uma esteira subaquática. "A água fornece um ambiente de sustentação de peso reduzido que aumenta o uso funcional dos membros sem carga acentuada e desconforto nas articulações. Ela ainda está se acostumando a esta esteira e o nível da água é mais baixo do que gostaríamos, para que ela possa se acostumar com o processo."
O estabelecimento veterinário aproveitou a popularidade de Cinder na internet para criar uma campanha de arrecadação de fundos para custear o tratamento de animais de clientes que não podem pagar pelo serviço. Além disso, vem conscientizado os tutores sobre alimentação de pets com sobrepeso. "É importante alimentar um animal de estimação com excesso de peso com uma receita de perda de peso prescrita, pois ela é equilibrada nutricionalmente para evitar deficiências nutricionais essenciais que podem ocorrer em um programa de perda de peso."
Veja dez notícias sobre gatos para melhorar o seu dia
Garoto que sofre bullying adota gato com mesma alteração genética - O jovem Madden nasceu com lábios leporinos e heterocromia, alteração genética que faz com que parte de sua íris tenha, pelo menos, duas cores. Sua família não teve dúvidas quando viu um gatinho que havia sido resgatado em Minnesota, nos Estados Unidos: o felino também tinha lábios leporinos e heterocromia. Leia a história completa aqui.
Foto: Facebook / @christinavhumphreys / Estadão
Gato modelo - Durante um desfile de moda na Turquia, um gato 'invadiu' a passarela e começou a se lamber. Em determinado momento, ele ainda tentou brincar com a roupa de uma das modelos que passava por ele e até mesmo 'desfilou'. Assista ao vídeo aqui.
Foto: Instagram / @hknylcn / Estadão
Gato 'cleptomaníaco' - O gato Back ficou conhecido na região onde mora, em Fernando de Noronha, por 'roubar' cerca de três roupas de vizinhos todos os dias e levá-las para a casa de sua dona, que criou um perfil no Instagram para devolver os itens 'furtados'. Ele chegou até a ser flagrado em vídeos (clique aqui para assistir).
Foto: Instagram / @backgatolouconoronha / Estadão
Chiquinho, o 'gato motoqueiro' - Durante uma reportagem do 'RJTV' em 27 de janeiro de 2018, um gato usando óculos escuros passou atrás do repórter andando em uma moto ao lado de seu dono. Não demorou muito para que Chiquinho virasse meme. Conheça mais sobre ele clicando aqui.
Foto: Facebook / @alexandre.goulart.77 / Estadão
Gato ou desenho animado? - Wilfred, gato da inglesa Jenna Millward, viralizou recentemente por conta de seu visual chamativo, com olhos esbugalhados e lembrando um desenho animado. Ele já conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Leia mais aqui.
Foto: Instagram / @wilfredwarrior / Estadão
Gato cego 'ajuda' idosa a vencer tratamento contra o câncer - Mesmo não tendo os olhos e possuindo hipoplasia cerebelar, uma condição neurológica que causa graves problemas de equilíbrio, o gatinho Donny foi adotado por Susan Smith e ajudou sua mãe, que tinha 88 anos e precisou passar por 17 procedimentos de radiação graças a um câncer no pulmão. Leia a história completa aqui.
Gato equlibrista - Quando estava na fila para adoção, o gato Bruno viralizou na internet por se equlibrar em duas patas. Além disso, ele estava acima do peso e possuía polidactilia, ou seja, tem mais dedos que o habitual. Leia mais aqui.
Foto: Facebook / @Wright Way Rescue / Estadão
Gato 'formado' - O gato Rolf vive perambulando pela Universidade de Warnick, da Inglaterra. O felino já é considerado praticamente um 'aluno' e até ganhou um 'diploma' e montagens com ele 'formado'. "Ele entra nas aulas regularmente e, um dia, ele entrou em uma aula sobre o papel dos animais em Shakespeare, miando bem alto. Ele é amigo dos seguranças e eles o trazem de volta para casa o tempo todo", contou sua tutora. Leia mais aqui.
Foto: Twitter / @RolfatWarwick / Estadão
O gato 'mais fotogênico do mundo' - Com mais de 100 mil seguidores em seu Instagram, o gato Nyankichi chama atenção na internet por já ter sido considerado um dos bichanos mais fotogênicos do mundo. Confira outras de suas fotos aqui.