De pug a buldogue: conheça raças de focinhos achatados
Conheça os cães com braquicefalia mais queridos do mundo e saiba que tipo de consequência essa condição por trazer para oc animal
Mesmo não sabendo qual é o significado da palavra ‘braquicefalia’, quase todo mundo já viu um cãozinho com essa condição: o famoso focinho achatado. No entanto, a característica que dá um certo charme a determinadas raças pode ser a mesma a acarretar uma série de problemas para a saúde deles.
Podendo provocar problemas como a dificuldade de respiração (em função de atividades mais agitadas), a braquicefalia também indica que o animal destaca olhos mais saltados em relação aos cães de outras raças, o que pode influenciar no aparecimento de complicações oftalmológicas. Independentemente disso, há algumas raças de focinho achatado que já fazem parte da vida de muitos amantes de animais e se destacam entre as mais queridas do mundo, como as expostas a seguir:
Pug
Também conhecido como Carlino, o Pug é uma das raças mais queridas entre os amantes de animais e entre as celebridades de Hollywood. A raça foi eleita favorita pelo estilista Valentino Garavani, que tem seis pugs como bichos de estimação.
Boston terrier
Resultado do cruzamento entre as raças bull terrier e buldogue, o boston terrier é conhecido como o mascote oficial do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, já que o seu governador em 1979, Edward King, era apaixonado pela raça desde a sua infância.
Buldogue francês
Com olhos esbugalhados como uma de suas principais características, o buldogue francês é muito carinhoso e sensível. Ele entra no grupo de cães que se adapta bem ao convívio com diferentes tipos de pessoas, desde crianças até idosos.
Buldogue inglês
Descendente dos mastins, o buldogue inglês é outro cão de focinho achatado que cativa a todos com seu temperamento brincalhão e teimoso. Dono de uma pele solta e enrugada, ele tem um corpo robusto e compacto, lábios grossos e uma personalidade bastante observadora.
Acesse o link e fique por dentro das empresas e profissionais do mundo pet mais próximas de você.
Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já