Em evento com famosos, especialista ensina a diferenciar sorriso "falso" de "verdadeiro"
Exibir comentários
Um sorriso sincero pode fazer você gostar ou não de uma pessoa. Talvez não se saiba o motivo exato de simpatizar ou desgostar de alguém à primeira vista, mas pode haver uma explicação. O psicólogo e especialista em expressão corporal Sérgio Senna diz que está tudo nos músculos da face.
Em bate-papo promovido pela Oral-B em São Paulo nesta terça-feira (12), mediado pela jornalista Mônica Waldvogel, Senna contou que o rosto tem 32 músculos de expressão, sendo o principal deles o que vai de orelha a orelha, que é o que promove o sorriso. Segundo ele, quando o sorriso é falso, apenas esse músculo se movimenta. No entanto, quando o sorriso é real - o chamado "sorrir com os olhos" -, a musculatura ao redor dos olhos também é acionada.
Isso tem influência não só na vida pessoal, mas também na profissional. Pode, por exemplo, diferenciar um ator bom de um ator ruim. O que não consegue sorrir "de verdade", fica com as expressões descompassadas.
A top Alessandra Ambrosio, presente no evento, destacou que é conhecida no mundo da moda por causa do sorriso, e por meio dele tenta transmitir o bom humor da brasileira. Na passarela, diz que sorri porque gosta do que faz e o sorriso tem poder. "Naquele momento sinto que posso fazer de tudo", disse.
Um de seus maiores sorrisos em 2012, conta, foi durante o desfile para a grife Victoria's Secret. "Vi o sorriso de orgulho da minha mãe na plateia e sorri de volta."
Já a atriz Giovanna Ewbank também acredita que o sorriso pode quebrar o gelo. "As pessoas acham que a celebridade é intocável e muitas vezes têm medo de se aproximar". Quando sorri, ela diz que funciona como um convite e mostra que é igual a todo mundo.
Seu colega de trabalho, Murilo Rosa, diz que o sorriso é tão poderoso que pode "roubar a cena". "Muitas vezes ele precisa ser pensado para não roubar a atenção", disse.
Fonte: Terra