Enem 2023: tudo o que você precisa saber sobre o vestibular
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e é a prova que todos nós esperamos para entrar na faculdade. Aliás, as inscrições para o Enem 2023 já estão abertas, mas fique esperto, porque ficarão disponíveis só até esta sexta-feira, dia 16 de junho.
As inscrições são feitas totalmente online, e você pode acessar facilmente a Página do Participante para se inscrever no portal gov.br. Certifique-se de preencher todas as informações necessárias de forma correta. E vou repetir para você não esquecer: o período de inscrição termina em 16 de junho, então não dá para procrastinar!
A taxa deste ano continua a mesma do ano passado, R$ 85. Eu sei, caro para caramba, mas não se preocupe. O prazo para solicitar isenção de taxa já passou, então espero que você não tenha perdido! Esta isenção é especificamente para aqueles que não podem pagar pelo exame. Lembre-se, a isenção de taxa não garante a participação no Enem 2023. Mesmo que você tenha direito à isenção, ainda precisa se inscrever para a prova.
Por isso, separamos tudinho o que você precisa saber sobre o Enem 2023. Ou seja, sem ficar perdido por aí, viu? A prova acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, conforme o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já marca no calendário e começa a preparação para o grande dia!
No primeiro dia, teremos que responder questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e, claro, a redação. Fica esperto: o exame começa às 13h30 e termina às 19h. No segundo dia, prepare-se para Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Não se esqueça que as portas dos locais de prova fecham pontualmente às 13h, por isso seja pontual! Nada de virar meme como atrasado no Enem.
Por fim, é sempre bom lembrar que as nossas notas no Enem podem ser utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento (Fies) e até mesmo em processos seletivos em universidades no exterior. É uma oportunidade incrível!