Estudo: mulheres são atraídas por homens com traços obscuros
Pesquisa apontou que isso se deve ao desejo primitivo de encontrar um companheiro mentalmente forte, a fim de ter filhos saudáveis
As mulheres são atraídas por homens com um “olhar escuro”, pensativos ou perigosos. Pelo menos é isso que afirma uma pesquisa científica. As informações são do site do jornal The Telegraph.
A atração não é o amor ao perigo, mas se dá a partir de um desejo primitivo para encontrar um companheiro que ao menos pareça mentalmente forte, confiante e atraente fisicamente, a fim de ter filhos saudáveis.
Esses homens têm características faciais que exibem o ‘Dark Triad’, que são os traços de personalidade – maquiavelismo, o narcisismo e psicopatia – afirmou a pesquisa publicada na revista Evolution and Human Behaviour.
E as mulheres que querem ter filhos mostram clara preferência por esses aspectos, pois, como a seleção natural entre os animais, isso indica genes fortes e de boa saúde, tanto mental quanto fisicamente.
O estudo foi realizado em conjunto por psicólogos da Universidade de Liverpool com colegas de universidades da Polônia e da Finlândia. Um total de 2.370 adultos voluntários do sexo feminino foi apresentado a uma seleção de faces masculinas no computador, divididos em dois grupos. Alguns possuíam mais e outros menos características ‘Dark Triad’.
As mulheres apontavam qual dos dois mais as atraiam. Uma parte preferiu aqueles com fortes traços associados à psicopatia, maquiavelismo ou narcisistas.
Os pesquisadores descobriram que aquelas que foram fortemente atraídas por homens narcisistas eram susceptíveis de terem mais filhos do que a média.
Os resultados levaram em conta as diferenças que podem ter sido causadas pela idade, saúde e outros fatores. Um pesquisador explicou: "nós examinamos se as preferências para os traços de personalidade ‘Dark Tríade’ estavam relacionados ao sucesso reprodutivo em mulheres contemporâneas”, disse.
Ele continuou explicando a análise. "Das três características, o narcisismo é mais claramente associado ao sucesso social e benefícios de saúde físicos e psicológicos nos homens. Previmos que a preferência das mulheres por narcisismo poderia ser mais fortemente relacionada com seu sucesso reprodutivo. Em consonância com isso, descobrimos que mulheres com estas predileções deram à luz a mais filhos”.
“Estes resultados sugerem que, na sociedade moderna, a preferência das mulheres por alguns desses traços pode estar associados a questão da maternidade”, finalizou.