Fox Paulistinha ou Jack Russell Terrier? Conheça diferenças
Saiba mais sobre as raças caninas chamadas de Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha) e Jack Russell e entenda as suas principais diferenças
Bastante similares, as raças dos cães conhecidos como Fox Paulistinha (reconhecido pelas entidades de cinofilia como Terrier Brasileiro) e Jack Russell Terrier costumam ser confundidas com frequência pelos que não são, verdadeiramente, entendidos no mundo canino. No entanto, mesmo os que têm mais conhecimento sobre este universo podem, em alguns casos, se equivocar: tanto o porte como os tons da pelagem e a aparência destes cães são, realmente, muito parecidas.
A causa para todas essas confusões é bastante simples, e se baseia no fato de que, além de ambas as raças serem do grupo dos Terrier, uma pode ser considerada como originária da outra – e, embora destaquem algumas diferenças de comportamento, personalidade e aspecto, estas podem ser consideradas mínimas.
Confira, a seguir, uma ficha completa sobre o Terrier Brasileiro e o Jack Russel Terrier, e entenda as principais similaridades e diferenças entre os dois:
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
Foto: RicaVenturini/Getty Images
Existem duas versões que falam sobre o surgimento da raça que hoje é chamada de Terrier Brasileiro, sendo que, em ambas, o Jack Russel Terrier é considerado entre as raças que lhe deram origem. As suposições indicam a sua mistura com cães caboclos ou com cachorros Fox Terrier.
Atento, corajoso e bastante animado, o Terrier Brasileiro pode tanto ser um ótimo cão de companhia como um bom cachorro de alerta, medindo até 35 centímetros de altura com um peso de cerca de dez quilos. Embora seja um tanto ativo, o Fox Paulistinha é do tipo de cão que pode viver em espaços menores como os de um apartamento sem problemas, exigindo, apenas, que conte com alguma atividade física leve no seu cotidiano.
Os cuidados com os Terrier Brasileiros também são poucos, e banhos quinzenais com escovações ocasionais (e mais frequentes na fase da troca de pelos) já dão conta do recado – sendo que a sua pelagem branca, assim como o Jack Russel, também destaca manchas de tons que variam entre o marrom e o preto.
Jack Russell Terrier
Foto: cynoclub/Getty Images
Popularizado por ser a raça escolhida para interpretar o papel do pet no filme O Máskara, de 1994, o simpático e animado Jack Russell Terrier é considerado um caçador nato e um animal bastante alerta. Ele pode, inclusive, atuar como uma espécie de cão de guarda. Destaque constante em competições do esporte canino do Agility, o Jack Russell mede até 35 centímetros de altura com um peso que gira em torno dos sete quilos, características que fazem deste um animal extremamente ágil e dinâmico (e que requer espaços abertos para se exercitar no dia a dia).
Sua pelagem de cor branca requer escovações diárias para evitar o acúmulo de sujeiras, destacando manchas de tonalidades que variam entre marrom, preto e castanho e que, provavelmente, compõe um dos maiores motivos pelas confusões da raça com os cães Fox Paulistinha. Embora seja um cão bastante saudável, de um modo geral, o Jack Russell pode sofrer com problemas oculares e ligados à epilepsia. Portanto, é importante levá-lo periodicamente para consultas preventivas com profissionais veterinários.
Acesse o link e fique por dentro dos locais que proporcionam o treinamento e a prática do esporte canino Agility.
Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já