Gatos pensam que seus donos são uma versão maior deles próprios
Os gatos pensam que os donos são uma versão maior e não hostil de si mesmos, de acordo com um especialista em comportamento animal. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
O biologista John Bradshaw acredita que quando os gatos se afeiçoam aos seus proprietários, eles na verdade os estão tratando como outros gatos. Um rabo levantado para cima é um ótimo sinal entre os felinos e também uma forma de mostrarem afeição aos seus donos.
O biologista acredita ainda que, apesar de tantos anos sendo domesticados, os gatos ainda são animais selvagens. “A transformação dos gatos de exterminadores residentes para companheiro de convívio foi recente e rápida e, especialmente sob a perspectiva dos felinos, é incompleta”, observa o especialista. Outra observação é que, quando um gato traz para casa um animal, ele na verdade está trazendo um presente para o seu dono.
Bradshaw é um biologista que fundou e que dirige o Anthrozoology Institute, que fica na University of Bristol. Ele tem estudado o comportamento de gatos domesticados e seus donos por mais de 25 anos, e é autor de diversos artigos científicos e pesquisas. Ele também é autor do livro Defense of Dogs (Em Defesa dos Cães, em tradução livre), no qual descreve como os gatos serão daqui a 50 anos. “Quanto mais eu estudo os gatos, desde o mais selvagem aos mais mimados, mais me torno convencido de que não podemos mais nos dar ao luxo de ter gatos: uma abordagem mais ponderada sobre a manutenção e criação de gatos é necessária se quisermos garantir o seu futuro”, observa.