Hipertensão afeta do coração ao cérebro
Entenda um pouco sobre este problema tão comum na vida dos brasileiros
A Hipertensão é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo um estudo divulgado em 2022 pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas hipertensas cresceu 3,7% - um aumento considerado relevante.
Hipertensão: um mal silencioso
A hipertensão arterial ocorre quando os níveis de pressão sanguínea estão acima do normal. Este aumento faz com que as paredes dos vasos arteriais fiquem cada vez mais rígidas, dificultando a passagem de sangue. Consequentemente, o coração exerce um esforço acima do comum para bombear o sangue pelo corpo.
A hipertensão está, junto da obesidade, diabetes e o tabagismo, entre os grandes fatores de risco para eventos cardiovasculares como o AVC, o infarto e outras questões que, se não tratadas, podem levar à morte.
A doença pode comprometer não só as funções cardíacas, mas também as funções cerebrais. Um levantamento publicado pelo periódico ABC Cardiol, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mostrou que a hipertensão pode ocasionar declínios de memória e problemas cognitivos.
Causas e prevenção
Não existe uma única causa relacionada à hipertensão. O surgimento da doença pode estar relacionado a problemas hereditários, obesidade, tabagismo, má alimentação e ao sedentarismo. Portanto, praticar atividades físicas regularmente pode ser uma ótima maneira de prevenir a doença, além de manter uma alimentação saudável, com o consumo de frutas e verduras. Em conclusão, diminuir a ingestão de sal, açúcares e gorduras hidrogenadas também está entre as principais formas de prevenção.