Livro ensina a usar inteligência emocional no dia a dia
Delicioso livro de Juliana Zellauy não se limita ao estudo técnico, pois traz o tema para nossa vida pessoal e profissional
Não é exatamente uma tarefa fácil transformar uma obra técnica de psicologia em um conteúdo que pode ser usufruído por leigos e aplicado no dia a dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Pois é exatamente isso o que entrega "Inteligência emocional da teoria à prática", livro da especialista em comportamento Juliana Zellauy, que orienta pessoas que precisam aprender a gerir melhor os sentimentos e a carreira.
A grande sacada da Juliana é trazer para a prática um tema que por si só já é teórico demais. Dessa forma, ela destrincha de maneira certeira os conceitos de inteligência emocional e como você pode usar issoa favor de suacarreira profissional, por exemplo.
A polêmica da Inteligência Artificial
Esse tema é particulamente útil em um momento em que todos discutem a Inteligência Artificial e em como isso está trazendo insegurança a muitas áreas profissionais. De acordo com levantamento da Goldman Sanchs, a IA já pode substituir em torno 300 milhões de ocupações no mundo, um dado que causa apreensão em muitos trabalhadores e iniciantes no mercado.
E é justamente em meio a este cenário que Juliana Zellauy, especialista em Neurociências e Comportamento com formação em Psicologia Positiva e Mindfulness, reforça a importância de gerenciar as emoções para atravessar os novos desafios (especialmente tecnológicos) que se impõem no cotidiano.
A autora inclusie vale-se de muitos exemplos reais que ela coletou ao logo de duas décadas de experiência em consultoria de empresas e desenvolvimento pessoal, ela publica o livro Inteligência Emocional da teoria à prática. A partir desses exemplos reais, a autora mostra como a compreensão dos sentimentos individuais e interpessoais podem impactar positivamente na carreira e no dia a dia, mesmo entre todos os desafios e novos cenários do mercado.
As emoções do ser humano
É especialmente desafiador escrever uma obra sobre emoções humanas porque existe uma infinidade de emoções reconhecidas pelo ser humano. No livro, a autora analisa 30 delas – todas com exemplos práticos.
Para levantar reflexões sobre os sentimentos e seus impactos, a autora faz perguntas como: “qual era o sentimento preponderante?”, “por que ele surgiu?”, “quais suas consequências?” e “quais alternativas de ação você possui para essa situação?” A partir disso, ela apresenta dicas práticas e técnicas para lidar com as frustrações, aprender a identificar inseguranças e compreender o que verdadeiramente traz felicidade.
Atualmente, viemos uma era em que terapeutas, psicólogos, psiquiatras, professores, pais, coachs e executivos buscam equilíbrio emocional, por isso, o livro é de enorme ajuda para lidar com as mudanças constantes do mundo externo por meio do entendimento sobre a mente.