Lore Improta relata "Baby Blues"; entenda o transtorno emocional
Após o nascimento da filha, Liz, Lore Improta foi diagnosticada com o transtorno emocional causado por alterações hormonais que atinge as mulheres durante o período do puerpério
Recentemente, Lore Improta afirmou que, após o nascimento da filha, Liz, de 1 ano, foi diagnosticada com Baby Blues. Esse transtorno emocional é causado por algumas alterações hormonais e atinge as mulheres durante o período do puerpério.
"Basicamente eu chorava por tudo, Não tinha o porquê de eu está chorando, pois minha família estava comigo, minha filha estava com saúde, meu marido estava do meu lado, nada me faltava, tinha tudo, e eu entrava numa cobrança", disse a dançarina.
Entenda o que é o baby blues, condição emocional diagnosticada em Lore Improta
A gravidez é um momento repleto de mudanças na vida de uma mulher, tanto físicas quanto emocionais. Durante essa fase, é comum que muitas gestantes se sintam ansiosas, estressadas e até mesmo tristes, sendo essencial realizar acompanhamentos semanais com um psicólogo, garantindo com que as mamães comecem a identificar os sinais de alerta do baby blues, uma reação comum que as mulheres vivenciam após o parto.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Luana Galleano Mello, ter o acompanhamento psicológico durante a gravidez auxilia as mulheres a desenvolverem uma rede de apoio sólida, com amigos e familiares que ajudarão durante a gestação e no pós-parto também.
"As mulheres precisam se sentir confortáveis para compartilhar seus medos e inseguranças com o terapeuta e pessoas ao seu redor, o que oferecerá a ela um espaço seguro e acolhedor para que possa expressar suas emoções sem julgamento e que as acolham para além da gravidez".
Além do acompanhamento psicológico, a professora Luana também indica algumas práticas diárias que auxiliam durante esse período da gestação:
Boas refeições: uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter o corpo e a mente saudáveis. Certifique-se de incluir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde mental, como frutas, verduras, proteínas e gorduras saudáveis.
Praticar atividade física: exercícios físicos leves e adequados para a gestação podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o sono, mas antes as mulheres devem conversar com um médico sobre a atividade física mais indicada.
Dormir bem: uma boa noite de sono é fundamental para a saúde mental e física. Procure criar um ambiente tranquilo e confortável para dormir e tente manter uma rotina de sono regular.
Praticar técnicas de relaxamento: meditação, yoga, exercícios de respiração e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover a sensação de bem-estar.