Mulher pode ter orgasmo durante trabalho de parto, diz estudo
Longe de ser uma agonia, pesquisadores acreditam que o trabalho de parto pode levar a mulher ao orgasmo. Um estudo feito pela Rutgers University, em Nova Jersey, e publicado no jornal Sexologies, mostrou que em 0,3% dos partos a mãe é levada ao êxtase. As informações são do Daily Mail.
Diferente do que possa parecer a ideia, o orgasmo no momento em que a criança está nascendo não é anatomicamente surpreendente, devido a passagem do bebê pela vagina. Professor de psicologia da universidade, Barry Komisaruk explicou que orgasmo vem da estimulação do canal do parto, colo do útero, vagina, clitóris e contrações uterinas. “Muitas mulheres dizem que durante o sexo sentem contrações uterinas”, disse.
Segundo ele, quando o bebê está descendo, fica na mesma posição e passa pelos mesmos pontos de estímulos que o pênis quando penetra. Além do estímulo na zona erógena, o corpo passa por diversos processos químicos no momento do parto.
Endorfina e oxitocina – o hormônio do amor –, que são produzidos durante o orgasmo, também estão presentes no cérebro da mulher no trabalho de parto. Por isso, elas podem ter orgasmos múltiplos durante o parto, a cada 15 segundos aproximadamente. O orgasmo reduz a sensação de dor.