No vaso ou no penico, o desfralde deve partir da criança
Aprender a ir ao banheiro sozinho e largar as fraldas é um grande passo para os pequenos, um sinal de independência, e também para os adultos, que aos poucos são liberados de ajudar nesta tarefa. Esse processo ocorre devagar, no ritmo da criança, e requer paciência. Cabe aos pais esperar e mostrar como usar o penico ou o vaso sanitário.
A criança tem três fases em relação as suas necessidades fisiológicas. A primeira é quando ela não percebe que fez; a segunda quando percebe e avisa que fez; e a terceira, quando avisa que vai fazer. É nesse terceiro momento que os pais podem começar o processo de desfralde, normalmente aos dois anos.
Calma: cada criança tem seu próprio ritmo, se seu filho já está nessa idade e não demostra esses sinais, não force a barra. É completamente normal que a criança demore até três anos para o desfralde. “Não tem que ensinar, assim como não se ensina a engatinhar nem a andar. Os pais devem proporcionar que a criança aprenda aquela habilidade”, explica o pediatra ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria José Paulo Ferreira.
Isso inclui mostrar para o pequeno qual é o lugar para onde ele deve ir quando tiver vontade de ir ao banheiro. Seja o vaso sanitário ou o penico. Apesar de não serem necessários acessórios ou enfeites, um recipiente mais lúdico incentiva a criança a querer usar o objeto. No caso do penico, é importante que ele seja resistente e tenha o selo de aprovação do Inmetro.
Se preferir que o pequeno já aprenda a fazer suas necessidades no vaso sanitário, é necessário o uso de um adaptador, impedindo que a criança caia, e um apoio para os pés. Sem esse acessório, ela precisa fazer força para se equilibrar e tem mais dificuldades para conseguir fazer suas necessidades.
Acidentes de percurso
Durante esse aprendizado, os pais devem ter calma e paciência. É normal que haja acidentes. “O desfralde ocorre na base de tentativa e erro”, diz Ferreira. Leve sempre uma muda de roupa extra quando sair de casa. Ficar cobrando e perguntando se a criança já foi ao banheiro ou brigar com ela quando algum acidente acontecer tem um efeito negativo. O pequeno pode se retrair e demorar ainda mais para se acostumar.
O importante é que os pais estimulem e ajudem a criança a passar por essa fase. Proporcionar uma situação agradável, para que assim o pequeno perceba sozinho que ir ao banheiro quando tiver vontade de fazer xixi ou cocô é muito mais agradável do que ficar com a fralda suja.
