Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que significa quando uma pessoa não gosta de beijar ou ser beijada?

Psicóloga detalha motivos que podem causar esse incômodo

14 fev 2025 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda por que algumas pessoas não gostam de dar beijo
Entenda por que algumas pessoas não gostam de dar beijo
Foto: Freepik

Enquanto tem gente que ama beijar e abraçar, muita gente não curte esse contato físico e sente um desconforto. O que significa quando a pessoa não curte esse tipo de carinho?

Segundo a psicóloga e psicanalista Rebeca Lima, diretora do Clinicamente - clinica multidisciplinar, o fato de uma pessoa não gostar de beijar pode ter várias explicações, que normalmente estão relacionadas com experiências pessoais ou questões psicológicas mais profundas. Entre elas, a profissional destaca:

  • Experiências passadas – Se a pessoa teve experiências negativas com beijos (como um primeiro beijo desconfortável ou traumático), pode ter criado uma aversão ao beijo. "Sem falar nos casos mais traumáticos, como abuso sexual, por exemplo", cita a psicóloga.
  • Sensibilidade sensorial – Algumas pessoas têm hipersensibilidade tátil e não gostam da sensação do beijo, seja por textura, saliva ou proximidade excessiva, ou até o TOC (Transtorno obsessivo compulsivo) ou sentem desconforto com sujeiras, microrganismos e doenças, e por isso não beijam.
  • Questões emocionais ou psicológicas – Para algumas pessoas o beijo representa uma entrega emocional muito grande e, por isso, pode haver resistência e até dificuldades em lidar com a intimidade, como, por exemplo, as pessoas que são muito tímidas e fechadas. "A condição psicológica do infantilismo também é uma das causas da resistência ao beijo".
  • Cultura e criação – Dependendo da forma como a pessoa foi criada, o beijo ou o toque pode não ter sido um gesto valorizado, ou incentivado nas relações interpessoais.
  • Autopercepção e inseguranças – Pessoas que têm insegurança com a própria aparência, seu hálito ou seu desempenho podem evitar o beijo por medo de julgamento.
  • Fatores biológicos, hormonais ou medicamentoso – Algumas variações hormonais podem influenciar a libido e a vontade de troca afetiva, assim como alguns medicamentos.
  • Orientação e atração – Se a pessoa não sente atração pelo parceiro ou pelo gênero com quem está interagindo, o beijo pode não ser algo desejável. "Além disso, há pessoas que são assexuais e, portanto, não gostam de nenhum gênero", explica Rebeca.
  • Autismo ou traços de TEA (Transtorno do espectro autista) - É comum que essas pessoas tenham hipersensibilidade ao toque, sendo para elas muito difícil beijar ou até mesmo abraçar.
  • Simples Conteudo Simples Conteúdo
    Compartilhar
    Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
    Inscreva-se
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade