Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pilates dá músculo?

A prática é completa e uma excelente forma de trabalhar a força, por isso possibilita, sim, o ganho de massa muscular Você já ouviu falar que o pilates pode te deixar mais forte? E se comparado com a musculação, será que ele oferece os mesmos resultados em termos de ganho de massa muscular? Vamos descobrir […]

6 nov 2024 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

A prática é completa e uma excelente forma de trabalhar a força, por isso possibilita, sim, o ganho de massa muscular

Você já ouviu falar que o pilates pode te deixar mais forte? E se comparado com a musculação, será que ele oferece os mesmos resultados em termos de ganho de massa muscular? Vamos descobrir como o pilates e a musculação se comparam quando se trata de construir músculos.

Foto: Revista Malu

Entendendo o pilates e a musculação

Antes de compararmos os dois, precisamos primeiro entender o que cada um oferece. A musculação é conhecida por proporcionar o aumento da massa muscular e força, utilizando pesos e equipamentos específicos. Barbara de Araújo, fisioterapeuta da High Performance Fisio e Pilates e especializada em ortopedia e esportes, chama atenção para a complexidade da prática de pilates. "Ele é um método de exercício muito completo, que trabalha a mobilidade articular, flexibilidade, força, controle, controle motor, equilíbrio e consciência corporal. Ou seja, trabalha diferentes objetivos para diferentes pessoas", detalha.

Fortalece os músculos, sim

Embora o pilates não se concentre exclusivamente no ganho de massa muscular como a musculação, ele certamente pode fortalecer os músculos. "Dependendo das alavancas e da forma como o exercício é realizado, existe, sim, um ganho de força. Isso através dos acessórios e molas presentes dentro dos aparelhos do estúdio que nos dão a resistência e permitem o ganho de massa muscular", explica a fisioterapeuta.  

Porém, para Barbara, o volume de massa muscular ganho em outros exercícios que trabalham a hipertrofia, não pode ser comparado com os resultados do método. "O princípio básico do pilates é que se trabalhe uma quantidade menor de movimentos, com mais precisão e mais controle. Para ganho de hipertrofia, sabemos que é preciso fazer o exercício até a falha e, de preferência, com cargas mais altas", explica.

A frequência ideal

A fisioterapeuta afirma que, para resultados significativos em questão de ganho de massa muscular, é indicado praticar no mínimo duas vezes na semana. "Se você combina o pilates com outros métodos de ganho de força, pode até diminuir para uma, mas os estudos mostram que é preciso pelo menos duas, de preferência, três vezes por semana de estímulo muscular", orienta. 

Resumindo, pilates dá músculos?

Sim, mas de uma maneira diferente da musculação. O pilates pode não resultar em um físico musculoso, mas oferece benefícios significativos para o corpo, incluindo força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. A escolha entre pilates e musculação depende das suas metas pessoais de condicionamento físico, mas ambos os métodos têm seu lugar em um programa de exercícios bem equilibrado.

Sempre consulte um profissional de fisioterapia, educação física ou um instrutor certificado de pilates para criar um programa de exercícios que atenda às suas necessidades e objetivos específicos de condicionamento físico. Lembre-se sempre de ouvir seu corpo e respeitar seus limites durante o treinamento.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade