Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que a Lua Cheia desta sexta é uma das mais importantes do ano e você deveria aproveitar

A Lua de Wesak é uma data super importante para purificação, meditações e consciência de acordo com as Leis Cármicas

5 mai 2023 - 08h42
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
lua de wesak 2023
lua de wesak 2023
Foto: Personare

A Lua de Wesak é um festival que representa libertação e despertar, transfiguração e uma jornada de volta ao lar. O objetivo desta data é construir uma ponte entre a humanidade e a espiritualidade e o equilíbrio entre o Eu Inferior e Superior.

Além disso, é uma data importante para budistas porque festeja o nascimento, a Iluminação e a morte de Buda. Por isso, a Lua de Wesak também é conhecido como o Festival de Buda.

Lua de Wesak 2023

Wesak é comemorado durante a primeira Lua Cheia do período em que o Sol está em Touro. Por isso, a Lua de Wesak 2023 será no dia 05/05. Isso porque o Sol entrou em Touro no dia 20 de abril de 2023, conforme você pode ver no nosso calendário astrológico.

No primeiro dia de Sol em Touro, a lua estava na fase nova. Logo, tivemos uma lua crescente e, então, no dia 05/05, teremos a Lua Cheia do Sol em Touro. Neste dia, a Lua estará no signo de Escorpião (você pode ver o calendário lunar 2023 aqui).

A Lua de Wesak, portanto, não tem um dia certo para acontecer. Ela sempre vai ocorrer na primeira Lua Cheia da temporada de Sol em Touro. Acredita-se que está é a mais poderosa Luz Cheia do ano!

Wesak 2023 no mesmo dia do Eclipse Lunar em Escorpião

Além disso, em 2023, a Lua de Wesak acontece junto com o Eclipse lunar em Escorpião.

Durante a Lua de Wesak, realizam-se cerimônias, meditações e atos de generosidade para comemorar a data. Além disso, a celebração é uma oportunidade para refletir sobre a importância da compaixão, da sabedoria e da prática espiritual no caminho da iluminação.

A seguir, além de te contar um pouco mais sobre a data, compartilho neste artigo dicas para você aproveitar o poder desta Lua Cheia. Além disso, fique de olho no seu Horóscopo Personalizado para ver as dicas astrológicas para a sua Lua Cheia — afinal, como cada um tem um Mapa Astral diferente, a Lua está agindo em uma área específica da sua vida.

O que é a Lua de Wesak?

No Festival de Wesak (saiba mais aqui), as pessoas praticantes do budismo costumam refletir sobre a vida, a iluminação e os preceitos de Buda. Assim, celebra-se o dia com muitas luzes. Ou seja, muitas velas são acesas, bem como incensos e fogo.

Além disso, meditações e mantras são entoados em busca do autoconhecimento, consciência da impermanência de si e do todo. Assim como se combate o ego e se busca pacificar o mundo e não aplicar sofrimento a outros seres, sejam humanos ou de outra espécie.

A mensagem da Lua de Wesak é da importância de purificar nossos corpos físicos com pensamentos e emoções positivos e bons. Com isso, é possível aumentar sua energia e conexão com frequências superiores, que podem, então, passar por nós. 

Saiba que toda energia que você está recebendo do universo e da presença de seres espirituais elevados nesta Lua de Wesak pode servir como fertilizante no que você estiver nutrindo dentro de si. 

É por isso que comemorar o Festival de Wesak passa pela prática e pelo exercício dos preceitos de Buda, buscando a conexão permanente com as nobres verdades dele.

Tenha em mente que somos seres espirituais potentes o suficiente para criar pensamentos, emoções, ações e respostas ao ambiente em que estamos. Ou seja, isso desperta quem somos verdadeiramente.

Como aproveitar essa data

Eu separei algumas dicas para que você se prepare bem e possa aproveitar o máximo possível a Lua de Wesak:

  • Escreva as suas metas de vida: dessa forma, você materializa seus sonhos. Evite pedidos materiais, volte-se para os desejos da alma e tudo relacionado à sua evolução. Por exemplo, foque na sua saúde, porque seres muito elevados se aproximam de nós na Lua de Wesak.
  • Medite antes, durante e depois: a meditação é o ato de "calar o mundo" para se ouvir. Lembre-se que quando medito, eu "me-edito". Veja aqui o guia da meditação!
  • Agradeça: sempre mantenha uma postura grata por aquilo que deseja como se você tivesse recebido. Exemplo: "eu agradeço porque as dores de minha alma se curaram".

As meditações são práticas comuns no dia a dia, mas o exercício de calar o mundo para escutar a si mesma (o) é um dos focos principais para a Lua de Wesak. 

Acredita-se que esse é o dia em que a energia dos mantras que mais fazem sentido (veja alguns aqui) fica ainda mais forte. Por isso, aproveite para entoar os mantras que mais fazem sentido para você e que mais trazem bem-estar. 

Dessa forma, você estará se aproximando da consciência Divina em prol de autoconhecimento e elevação espiritual.

A chave da Meditação é se observar, se calando e ouvindo mais, porque assim você percebe de onde vem suas melhores ideias, seus potenciais. Com isso, você também pode identificar de onde vem os barulhos, ou seja, seus incômodos.

Pensamentos, palavras e emoções se tornam hábitos e, portanto, estilo de vida. Pensar que você é um ser espiritual, ajuda você a se conectar com sua alma e também com o Divino.

Lua de Wesak e Budismo

A Lua de Wesak é conhecida como o dia de Buda. Acredita-se que neste dia Buda se aproxima da Terra e derrama bênçãos por todo planeta. A data significa a aproximação do Buda Maitreya (Buda da Compaixão). 

Dessa forma, o festival é uma forma de representar o caminho vivido por Sidarta Gautama (o Buda iluminado), ser humano que percorreu a jornada para se tornar Buda. 

Budismo não é religião

O Budismo é considerado uma filosofia ou uma prática espiritual e não uma religião. Em vez de seguir um conjunto de crenças, os praticantes budistas exploram e compreendem a natureza da realidade através da meditação. 

O objetivo do Budismo é alcançar a libertação do sofrimento e a realização da verdadeira natureza da existência. Embora existam líderes espirituais, não há uma figura de autoridade universal.

Quatro leis do budismo

  1. Lei da Mudança: se busca entender a origem do sofrimento e das dores. Por que essa dor está aqui? Por que esse sofrimento me afeta? Qual a real causa dessa dor? Acredita-se que nada é permanente. Com isso, é possível encontrar o caminho para a solução para essa dor.
  2. Lei dos Ciclos: Entende-se que nem tudo se mantém estável e que as situações e vivências mudam. Por exemplo, o dia vai alternando entre claro e escuro, as estações mudam ao longo do ano. Tudo é ciclo. Por isso, desejos desregulados são prejudiciais, assim como expectativas fora da realidade. Exercitar o desapego, liberando energias, nos ajuda a deixar a vida fluir de acordo com os ciclos da natureza.
  3. Lei do Carma: cada causa terá consequências diferentes. Essas causas vão desaguar em uma infinidade de consequências, boas ou não. Por causa disso, conforme nosso crescimento espiritual, temos maior reflexão em nossos atos. Isso porque a consciência mais iluminada nos faz pensar em cada ação lembrando que ela repercute.
  4. Lei do Perdão: alguns de nós conseguimos diminuir o sofrimento em razão das próprias escolhas. Cada escolha determina o sofrimento. Por exemplo, a raiva leva ao ressentimento. O ressentimento, ao ódio. Do ódio, vamos à vingança e, então, para a malícia e para a maldade, resultando em ações catastróficas.

O post Por que a Lua Cheia desta sexta é uma das mais importantes do ano e você deveria aproveitar apareceu primeiro em Personare.

Eric Flor (eriflorfrancisco@gmail.com)

- Eric Flor Francisco é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos no Rio de Janeiro com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e PranicHealing para promoção de equilíbrio, vida saudável e bem-estar.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade