Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prepare a cozinha para seu filho brincar com segurança

19 fev 2013 - 07h05
Compartilhar

Trazer as crianças para a cozinha pode ser uma divertida experiência e uma atividade educativa. Algum dia, para a vida adulta, eles terão de aprender a fazer um bolo ou fritar um ovo, a manusear os instrumentos e a tomar os devidos cuidados para evitar acidentes. Não dá para esquecer, no entanto, que a cozinha é um dos lugares mais perigosos da casa. A regra de segurança número um é: sempre esteja junto.

Pais devem estabelecer regras para brincadeiras na cozinha
Pais devem estabelecer regras para brincadeiras na cozinha
Foto: Shutterstock

Brincar na cozinha promove a socialização entre a família e faz a criança se sentir valorizada, mas a brincadeira segura só funciona se os pais estabelecerem regras. O local é incompatível com corre-corre e muitas crianças juntas, que ficam mais agitadas. Como esclarece o especialista em Saúde e Segurança Omar Alexandre Ferreira da Silva, autor do livro Manual de Segurança para Crianças e diretor da Ergotríade, em fase de aprendizado, os pequenos ainda não têm as noções exatas dos riscos de acidente.

Proteção em primeiro lugar

"Além de educar, é necessário criar barreiras físicas para proteger as crianças", recomenda o especialista. Em casas com crianças menores de cinco anos, o ideal é separar a cozinha dos demais cômodos com uma grade ou tela, evitando que elas entrem sem um adulto. Antes de frequentar a cozinha para ajudar nas atividades domésticas, os pequenos devem ser ensinados sobre noções de segurança, em brincadeiras de cozinhar em outro ambiente.

A partir dos seis anos, quando as crianças já podem pisar com mais frequência na cozinha, facas e materiais cortantes devem estar bem guardados, e fósforos e isqueiros devem estar longe do alcance das crianças. Materiais de limpeza também devem estar longe dos pequenos, pois o colorido das embalagens os atrai. Enquanto ninguém estiver utilizando o fogão, mantenha o registro do gás fechado, para garantir que as crianças não o acenderão sem você perceber.

Os cuidados devem guiar a rotina. Ao mexer com fogo, ensine a criança a sempre usar colher de madeira, que não permite trocas de calor, a manter o cabo das panelas virado para dentro e a usar, preferencialmente, as bocas de trás do fogão. Nunca a deixe acender o fogo sozinha, e procure estar por perto para alcançar os ingredientes necessários. Já o piso da cozinha deve estar sempre limpo e seco. Ao levar o pequeno ao ambiente, vista-o com um avental e um sapato. Se for menina, prenda os cabelos, por questões de higiene e segurança.

Entregue na mão das crianças apenas facas de pontas arredondadas, talheres apropriados ao seu tamanho e pratos, copos e potes de plástico. O que originalmente é um ambiente nada propício para crianças, pelos riscos de acidentes que oferece, pode se tornar um local seguro. Depende apenas dos pais serem pacientes e respeitarem as normas de segurança.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra