Presentes do casamento podem virar doação a UNICEF; saiba
Ajudar crianças carentes no Brasil e no mundo, usando como veículo a união de um casal. Essa é a proposta de uma nova parceria firmada entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o site internacional de organização de casamentos Zankyou. Juntos no projeto Presente Azul, eles incentivam noivos, amigos e familiares a apoiarem a causa da infância.
O projeto Presente Azul, que já existe em outros países, sugere que os tradicionais presentes da lista de casamento sejam substituídos por doações à UNICEF. Os noivos podem acrescentar itens solidários à lista de casamento, acessando o site e criando uma página personalizada. Lá, ele podem disponibilizar a lista de casamento online e escolher direcionar a totalidade ou apenas parte do valor recebido em presentes para ser doada. Os convidados, por sua vez, podem escolher um Presente Azul e ajudar.
As opções variam entre R$ 30 e R$ 450, com destaque para compra de antibióticos para crianças vivendo com o HIV; alfabetização das crianças na idade certa; vacinação infantil contra doenças fatais; tratamento contra malária; e materiais de apoio para profissionais que ajudam as famílias a cuidar melhor de suas crianças de até 6 anos.
De acordo com o diretor de parcerias do UNICEF no Brasil, Wim Desmedt, essa é uma forma de aproveitar o momento de forma solidária. "Garantir o direito das crianças à saúde, à educação e à proteção é, sem dúvida, uma excelente maneira de celebrar", afirmou.