Uma instalação artística em Havana que exibe vibradores artesanais está lançando nova luz sobre tabus sexuais em Cuba decorrentes da cultura machista e de décadas de isolamento, e reacendeu os pedidos para que o país permita a venda de brinquedos sexuais.
Embora os cubanos se orgulhem de serem muito liberais em termos sexuais, muitos têm uma mentalidade conservadora em relação a brinquedos sexuais, com os homens, em particular, assumindo que vibradores são apenas para homossexuais e se sentindo ameaçados por eles, de acordo com os artistas.
A distribuição de qualquer objeto considerado obsceno é proibida no país e não há sex shops ou licenças disponíveis aos trabalhadores do incipiente setor privado para vender brinquedos sexuais. Em vez disso, os cubanos importam brinquedos em suas malas e os vendem em segredo. Por isso, Yanahara Mauri, Javier Alejandro Bobadilla e Joan Díaz ficaram surpresos quando a Bienal de Havana, controlada pelo Estado, aceitou a proposta de receber uma instalação temporária de um sex shop em espaço público.
Para seu projeto, originalmente localizado na Fábrica de Arte Cubana, eles criaram "esculturas fálicas" translúcidas em uma variedade de cores, algumas contendo palavras de ordem em slogans oficiais cubanos, como "Até a vitória, sempre".
Recursos escassos e caros em Cuba levaram o grupo a usar linha de peixe entrelaçada para a confecção de chicotes e resina para criar os dildos, o que levou alguns clientes a reclamar que os produtos eram muito mais rígidos do que os usuais de silicone.
Os artistas disseram que os objetos poderiam ser usados como esculturas instigantes ou para brincadeiras sexuais. Diferentemente de meras tentativas comerciais, a natureza artística do projeto permitiria brechas ao grupo. "Queremos quebrar os tabus", disse Mauri, de 35 anos, que trabalha com questões de sexualidade em sua fotografia. "No resto do mundo, isso é normal agora", conclui.
O produto de sex shop que mais combina com o seu signo - Cada signo do zodíaco tem suas características e preferências. Na cama, não é diferente. Saiba qual produto de sex shop mais combina com você ou com o seu parceiro.
Foto: Reprodução/ Pixabay / Estadão
Áries - Este é um signo que segue seus instintos na cama. Gostam de impacto, de algo que mexe de maneira direta! Por isso, a melhor opção é um anel peniano, feito de silicone, com cápsula vibratória.
Foto: Divulgação / Estadão
Touro - O que um taurino precisa é se sentir seguro no sexo e também são pessoas sensoriais. A sugestão para aproveitar seu dia é comprar adesivos comestíveis e explorar os sentidos.
Foto: Divulgação / Estadão
Gêmeos - Um geminiano não se contenta com o físico, ele é atraído pela inteligência, gosta de criatividade e inovação. Que tal usar os dados de posições para deixar o dia mais interessante?
Foto: Divulgação / Estadão
Câncer - Todo bom canceriano mistura a atração física com a emocional. Para se soltarem na cama, gostam de ter intimidade. Para ajudar a criar um clima ideal, aposte nos sais de banho espumantes e aromáticos.
Foto: Divulgação / Estadão
Leão - Que leonino não gosta de ser admirado e elogiado? Ele quer se sentir importante e é isso que o faz sentir desejo e atração. Aposte e um óleo de massagem para fazer com que ele aproveite o momento.
Foto: Divulgação / Estadão
Virgem - Por serem metódicos, os virginianos gostam de planejar sem que ninguém atrapalhe! Então, para eles é uma ótima ideia comprar uma venda e deixar o parceiro com expectativas, enquanto ele faz tudo que planejou.
Foto: Divulgação / Estadão
Libra - Já que para um libriano, o visual e a estética importam muito, uma lingerie sensual pode acender o desejo dele.
Foto: Reprodução/ Pixabay / Estadão
Escorpião - Conhecido como o mais sexual do zodíaco, escorpianos gostam de afeto e emotividade na hora H. Um chicote pode apimentar o momento!
Foto: Divulgação / Estadão
Sagitário - Este signo nunca acha que há hora inapropriada para o sexo. Gostam de mistério, inovação e experiências inusitadas. A recomendação para eles são as bolinhas de pompoar.
Foto: Divulgação / Estadão
Capricórnio - Quanto maior a intimidade, melhor o sexo com um capricorniano. Que tal usar algemas, que representam confiança entre você e o parceiro?
Foto: Divulgação / Estadão
Aquário - Descontraído e espontâneo, a pessoa de aquário adora improviso e ia gostar muito de um vibrador, usado de várias maneiras diferentes.
Foto: Divulgação / Estadão
Peixes - Os mais românticos do zodíaco gostam de afeto e companheirismo. Você pode apostar em pétalas feitas de cetim vermelho em formato de coração para impressionar e demonstrar afeto.