Ração terapêutica pode ser de grande ajuda ao tratar seu pet
Saiba de que forma age e quando é mais indicado acrescentar a ração terapêutica na vida do seu pet
A alimentação de cães e gatos é um tema que costuma gerar muitas dúvidas para os tutores destes animais, e quem tem um pet em casa precisa estar informado sobre a dieta ideal para que seus animais possam ter uma vida saudável. Embora muitos ignorem este fato, a alimentação pode influir (e muito) na qualidade de vida e na saúde dos cachorros e dos gatos.
Os que já estão familiarizados com animais de estimação sabem que há rações de diferentes tipos e para diferentes fases da vida dos animais (incluindo as direcionadas para filhotes, adultos e idosos, que são disponíveis no mercado de hoje nos tipos seco e úmido, e nas versões comum, standard, Premium e super Premium). No entanto, também é fundamental saber a quantidade certa de alimento a oferecer para o animal, evitando problemas como o da obesidade.
O peso, o porte e a idade do animal são alguns dos fatores que fazem toda diferença na hora de calcular as porções certas para uma alimentação controlada, e devem ser verificadas junto a um médico veterinário para que não haja exageros ou negligências. No entanto, mesmo tendo uma alimentação balanceada e nutritiva no seu dia a dia, muitos animais podem desenvolver problemas de saúde dos mais diversos e, nestes casos, incluir as rações terapêuticas na dieta do animal pode ser uma boa e prática opção.
Além de ajudar a balancear a alimentação do pet, esse tipo de ração também contribui muito para melhorar e amenizar os problemas de saúde que ele tenha. Em função disso, vale lembrar que animais saudáveis não devem fazer o uso de rações terapêuticas (e nem os doentes quando não contam com a indicação de um médico veterinário; já que o uso desse tipo de alimento pode trazer problemas sérios, quando utilizado de forma errada).
Entre os problemas em cães e gatos que a ração terapêutica pode ajudar a melhorar, podemos citar diabetes, cardiopatias (problemas no coração), obesidade, problemas no sistema urinário, gastrointestinais (do sistema digestivo), insuficiências renais e complicações dermatológicas, entre outros.
Vale citar, também, que a ração terapêutica pode ser tanto industrializada como caseira – mas, para que a versão caseira desse alimento seja feita da maneira correta, é necessário consultar um profissional veterinário pois, conforme citado anteriormente, oferecer o alimento errado para o animal pode gerar uma série de complicações ainda maiores para a sua saúde.
Clique no link e saiba onde encontrar todo tipo de ração e alimento para o seu pet.
Por Priscila Franco - Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já