Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como evitar a agressividade em cães de companhia

Entenda as razões que podem estar por trás da agressividade de alguns cães de companhia e como afastar seu pet desse tipo de comportamento

2 set 2014 - 20h28
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Enquanto uma série de raças caninas de grande porte e aparência imponente ainda são consideradas violentas – na maioria dos casos, de forma injusta – também há raças pequeninas e de aparência muito dócil que podem se mostrar extremamente agressivas. Isso faz com que os donos fiquem com a cabeça cheia de dúvidas em relação às causas que levam o animal a agir de tal maneira, já que, de um modo geral e no contato com a família, estes mesmos cães são puro amor e carinho.

Siga Terra Estilo no Twitter

O motivo pra que um cão carinhoso adote o comportamento de uma verdadeira fera (em alguns casos pontuais) pode ser, justamente, o alto nível de amor que estes animaizinhos têm pelos seus donos.

O que ocorre é que o instinto excessivo de proteção que esses cães desenvolvem por seus donos se torna o grande responsável pelos seus ataques de fúria e agressividade contra pessoas desconhecidas ou que não fazem parte da família. Nos episódios em que o animal vê o seu dono interagindo com estranhos (mesmo que amigos), ele pode entender isso como uma ameaça ao seu dono e partir para o ataque como uma forma de proteger a quem ama.

Felizmente, os profissionais especializados no comportamento animal podem trazer a solução para os donos que sofrem com esse tipo de problema, ajudando o cachorro a entender que nem tudo deve ser encarado como um perigo e, consequentemente, ajudando para que cessem os episódios de agressividade do animal.

Bastante conhecidos e queridos pelos amantes de pets, os cães de raças como yorkshire, pinscher miniatura e dachshund tackle são alguns dos que podem apresentar um comportamento agressivo como forma de proteger seus tutores. Além de serem muito divertidos, brincalhões e dóceis (na maior parte do tempo), também são extremamente apegados aos seus donos.

Clique no link e saiba onde encontrar profissionais do comportamento animal para acabar com os comportamentos agressivos do seu cãozinho.

Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/" href="http://mulher.terra.com.br/comportamento/raca-de-caes/">veja o infográfico</a>

Curso de patologia veterinária de cães e gatos Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade