'Se divertir sem beber é uma opção possível': projeto visa consumo consciente de álcool em jovens
Fase piloto do WeLab by Heineken contou com 27 participantes; inscrições estão abertas no site da iniciativa
Visando incentivar mudanças no comportamento de jovens em relação ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas, foi desenvolvida a fase piloto do projeto WeLab by Heineken, com uma "proposta imersiva voltada ao desenvolvimento de habilidades e diálogo aberto".
A iniciativa teve como base incentivar aos 27 jovens participantes, com idades entre 18 e 24 anos, uma reflexão sobre como trazer mais equilíbrio à sua relação com o álcool.
A escolha da faixa etária foi feita com base em uma pesquisa recente da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), que indica que jovens que têm entre 18 e 24 anos respondem por 66% do "consumo nocivo esporádico de álcool no Brasil".
Segundo os organizadores, muitos jovens iniciam o consumo de álcool de forma exagerada logo em seus primeiros contatos por conta de fenômenos como a pressão social de amigos e do fato de que, em muitas vezes, a diversão, para eles, parece estar diretamente associada ao ato de beber.
"Queremos mostrar que ter liberdade também é escolher não beber, mesmo que todos estejam bebendo. Se divertir sem beber é também uma opção possível, bem como intercalar doses de álcool e água, por exemplo", explicou Carol Romano, líder de estratégia da Maker Brands, consultoria parceira do projeto.
Proposta imersiva
A experiência proposta pela iniciativa tem como objetivo "estimular reflexões e diálogos para ressignificar a relação do jovem com a bebida", utilizando uma metodologia focada em "promover habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento colaborativo de projetos".
Desta forma, a abordagem em relação ao álcool é dividida em cinco pontos:
- Exercício da liberdade
- Autenticidade e autocontrole diante das pressões coletivas
- Desmistificação de falsas crenças sobre o álcool
- Percepção dos exageros
- Adoção de novos hábitos com relação à bebida.
Durante o período de cerca de um mês, os jovens são convidados a propor projetos e também a abrir discussões sobre temas como negritude, construção da masculinidade na adolescência e autoconhecimento para os jovens.
Foi criado também um aplicativo que reúne informações e estimula a prática do consumo equilibrado no dia a dia, o WeLabApp, que funciona por meio de quizzes, testes de perfil e missões relacionadas a novas atitudes cotidianas.
O app também permite o acesso a um monitoramento diário do consumo de álcool, permitindo visualizar quantas doses e calorias foram ingeridas por dia e o quanto foi gasto em dinheiro com bebida durante a experiência.
O E+ conversou com Mariana Garcia, 22, estudante do quarto ano de engenharia química, que ficou sabendo do projeto por intermédio de uma prima e se interessou principalmente pela questão do autoconhecimento incentivada pelo projeto.
"Quando entrei, tinha muito essa questão de festa de faculdade, open bar, essa mania de aproveitar ao máximo, festas para encher a cara", contou Mariana, que ressaltou o auxílio que o projeto lhe proporcionou em conhecer os seus limites: "quanto isso vai me agregar? Quanto vai me fazer bem?".
"É mais a questão da consciência, mesmo. A gente saber que a dose saudável para mulheres é de quatro [latinhas], e, para homens, cinco latinhas de cerveja", continuou.
Mariana destacou um "ambiente de segurança" que sentiu sendo criado com seu grupo: "Todo mundo realmente entrou de cabeça no projeto. Todo mundo se ajuda. Tem uma questão de afeto, também, que acho muito importante atualmente, porque a gente vive num mundo de redes sociais. É muito intenso"
A estudante ainda afirma estar sentindo falta dos encontros: "Se eu pudesse, viveria tudo de novo. A gente até criou um grupo novo, porque a gente morre de saudades, para a gente se ajudar, conversar e se apoiar".
Quem pode participar?
De acordo com o site do projeto, o WeLab é indicado para quem tenha respondido a alguma destas perguntas com "sim", e esteja inserido na faixa de idade entre 18 e 24 anos:
- Você já "se sentiu ansioso"?
- "Sentiu falta de conversar mais sobre seus sentimentos?"
- "Se sentiu inseguro quanto ao seu futuro profissional?"
- "Consumiu bebida alcóolica com exagero como fuga de alguma situação?"
Para participar, é necessário ter uma disponibilidade de um mês e participar de um processo seletivo respondendo às perguntas contidas em um chat no site da iniciativa ( para acessar). Posteriormente, será necessário enviar uma carta em texto ou em vídeo explicando o motivo de seu desejo fazer parte do projeto.
O projeto WeLab by Heineken foi feito em uma parceria entre a Heineken e a consultoria Maker Brands a partir de estudos sobre os principais gatilhos que levam a faixa etária entre 18 e 24 anos ao consumo excessivo de álcool.