Secretaria do Meio Ambiente aplica multa por cachoeira tingida de azul
Caso aconteceu no dia 25 de setembro, quando um casal decidiu fazer um chá revelação e para anunciar que teriam um menino, pintaram as águas de uma cascata
A Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) aplicou uma multa de R$10 mil pelo lançamento de uma substância azul nas águas da cachoeira Queima-pé, que fica no município de Tangará da Serra, em Mato Grosso. A infração foi cometida durante um chá de bebê revelação que um casal fez no dia 25 de setembro. Um familiar dos pais da criança quem fez a ação e prestou esclarecimentos. Ele informou que o elemento que foi jogado na cachoeira é um corante usado para tingimento de cascatas e piscinas chamado "Lago Azul".
O ato é descrito pelo artigo 62 do decreto federal 6514/2008 como infração ambiental. "Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos".
O caso viralizou nas redes sociais com um casal que escolheu a cachoeira para realizar o chá revelação e dizer aos amigos e familiares que estavam à espera de um menino. As águas da cascata foram tingidas de azul e por causa disso eles foram bastante criticados na internet pelo excesso de criatividade e falta de prudência com a natureza.
O vídeo com o conteúdo foi apagado devido à repercussão negativa da ação.
Um casal de Tangará da Serra (MT) decidiu tingir de azul uma cachoeira para anunciar que o filho que estão esperando é menino. Os vídeos publicados no Instagram foram apagados depois da repercussão negativa. pic.twitter.com/Kw4wRmg0Se
— Lázaro Thor (@lazarothor1) September 26, 2022