Selfies podem causar 'primeira impressão' nas pessoas
Pesquisadores afirmam que pequenas mudanças nas dimensões do rosto podem fazer com que a pessoa pareça mais confiável, dominante ou atraente
Pesquisadores chegaram à conclusão de que as características faciais que formam a primeira impressão que as pessoas fazem dos outros podem mudar a forma de fazer as famosas "selfies". As informações são do Daily Mail.
Os pesquisadores da Department of Psychology, da University of York, afirmam que pequenas mudanças nas dimensões do rosto podem fazer com que a pessoa pareça mais confiável, dominante ou atraente por meio de uma simples "selfie". O estudo também mostra que é possível prever com precisão as primeiras impressões que serão causadas por meio de medições de características físicas em imagens de rostos no cotidiano, como os vistos em redes sociais.
Quando olhamos para a imagem de um rosto, formamos rapidamente um julgamentos sobre o caráter de determinada pessoa: se ela é simpática, confiável ou competente, por exemplo. Ainda não está claro quão precisa estas primeiras impressões podem ser, no entanto, elas podem influenciar o nosso comportamento posterior em relação às pessoas.
As impressões que criamos por meio de imagens de nossos rostos (avatares ou selfies) vão se tornando mais importantes em um mundo onde as pessoas se conhecem mais online do que em carne e osso, observam os especialistas. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que muitos julgamentos diferentes podem ser reduzidos a três "dimensões":
Acessibilidade: ele quer me ajudar ou me prejudicar?
Domínio: ele pode me ajudar ou me prejudicar?
Juventude-atração: a pessoa pode ser um bom parceiro romântico ou um rival?
Para investigar a base destes três julgamentos a equipe pegou fotos comuns na internet e analisou as características físicas dos rosto para desenvolver um modelo que pudesse prever com precisão as primeiras impressões. Cada um dos 1 mil rostos foram descritos em termos de 65 características diferentes.