Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Senado aprova Lei Romeo Mion, para pessoas com autismo

Filho de Marcos Mion foi homenageado com a legislação; apresentador foi informado da decisão no lançamento de seu novo livro

13 dez 2019 - 12h11
(atualizado às 14h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Marcos Mion comemorou, em seu Instagram, a aprovaçãoda Lei Romeo Mionno Senado Federal, que cria a Carteira Nacional de Identificação do Autista. A votação ocorreu na noite da última quarta-feira, 11, enquanto o apresentador lançava seu novo livro, com dicas de brincadeiras em família.

O PL 2.573 já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados e, com a passagem pelo Senado Federal, deve seguir para a sanção do presidente, entrando em efeito após o ato.

A proposta da lei é fornecer uma carteira exclusiva para pessoas com autismo. "[A Lei dá] o respeito e reconhecimento que eles merecem. Dá um patamar de visibilidade inédito", explicou Mion.

O apresentador Marcos Mion e o filho Romeo.
O apresentador Marcos Mion e o filho Romeo.
Foto: Instagram/@marcosmion / Estadão Conteúdo

A lei foi batizada com o nome do filho mais velho de Marcos Mion, Romeo, que possui o Transtorno do Espectro Autista. O apresentador comentou que chegaram a perguntar se ele gostaria de ter a lei com o seu nome, mas ele recusou. "Quem merece é quem faz ser como eu sou, quem me inspira diariamente a ajudar o próximo", explicou, se referindo ao filho.

Entre as determinações da lei está o oferecimento gratuita da carteira, com validade para todo o País. Após a sua sanção e devido trâmite, o documento poderá ser solicitado em órgãos municipais.

O texto também determina que pessoas com autismo terão prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e obriga cinemas a oferecer, uma vez por mês, sessões específicas para pessoas com autismo, com todas as adaptações necessárias para melhor acomodar esse público.

"Minha vontade é só pular, chorar, agradecer", comentou Mion, destacando a gratidão para todos aqueles que contribuíram para a aprovação da lei.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

. Quanta emoção estou sentindo! Desde ontem me sinto andando em nuvens. Pelos dois motivos que cito no vídeo . É importante destacar que a lei ainda precisa ser assinada pelo Presidente, o que só vai acontecer ano que vem por trâmites necessários. Mas já foi APROVADA . É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas! . Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração. . É fundamental também dar todo crédito e reconhecimento a quem entendeu a importância da carteira e colocou tudo em movimento: nossa primeira dama @michellebolsonaro , uma mulher com o coração de ouro, humildade e dedicação ao próximo fora do comum. . A deputada federal @carmenzanotto_deputada que foi quem guiou nossa vontade dentro do Senado e soube articular com maestria para conseguirmos a aprovação ainda este ano! Ao senador #LuizCarlosHeinze que acolheu nossa causa, inclusive de dar o nome da lei em homenagem ao Romeo. A @rejane.dias que é autora da PL e ao @davialcolumbre , presidente do Senado, e em nome dele também a todos senadores e senadoras que votaram e aprovaram o Projeto de Lei e o nome do meu filho para representar tamanha conquista para os autistas! . Ainda não caiu minha ficha...mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será pra sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion. . . Vcs tem noção do quanto isso significa?? Mais uma vez Romeo vai impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que ele nem vai conhecer. E já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou como ouvi uma vez "ele veio quebrado". Ele agora será lembrado pra sempre, dando dignidade, reconhecimento e acesso para todos com TEA. . Obrigado Jesus Cristo. Obrigado.

Uma publicação compartilhada por Marcos Mion (@marcosmion) em

Novo livro de Marcos Mion

Na mesma noite em que a Lei Romeo Mion foi aprovada, o apresentador realizava a sessão de autógrafos no lançamento do seu mais novo livro, Detone Este Livro Com Seu Filho. A obra foi uma ideia do caçula de Mion, Stefano, de nove anos, e fala sobre a relação entre os dois.

Marcos Mion já tinha publicado outros dois livros sobre a relação com Romeo e Donatella, a filha do meio. Stefano desenhou a capa e escreveu as regras de como usar o livro, além de uma história que busca incentivar as crianças a lerem mais.

Diversas atividades que pai e filho realizam juntos foram incluídas na obra, com o objetivo de proporcionar momentos em família e tirar as crianças das telas de aparelhos eletrônicos. "São atividades para desenvolver uma conversa com o seu filho", explicou Mion.

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais

Veja mais:

Menino com autismo é agredido pelo pai em Cascavel:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade