Homens 'coroas' ligam menos para fidelidade que mulheres
Pesquisa de site de relacionamentos para pessoas de meia idade conclui ainda que o companheirismo é o principal desejo entre este público
Homens e mulheres de meia idade consideram o companheirismo a qualidade mais procurada em um relacionamento. O resultado saiu de uma pesquisa com mais de 16.500 usuários do site de encontros Coroa Metade, voltado para pessoas com mais de 40 anos, que perguntou o que as pessoas buscam nas pessoas para um possível encontro.
Dos pesquisados, 68% dos homens e 80% das mulheres que assinalaram como fundamental o companheirismo. Na segunda posição, 46% do público masculino e 36% do feminino votaram como característica importante o bom-humor.
Já 44% deles procuram uma mulher romântica, enquanto apenas 24% das mulheres acham fundamental ter um homem com esta característica do lado. Para 42% dos homens, as mulheres precisam ser boas de cama, enquanto para elas o número nesse quesito cai para 13%.
A vida profissional também gera controvérsias entre os pares: 35% das mulheres acham isso fundamental antes de saírem com um pretendente do site, contra 9% dos homens. Para 30% deles, ter uma mulher bem resolvida no trabalho não tem importância. “O cargo ocupado pelo homem ainda é visto por boa parte das mulheres como sinônimo de poder e virilidade”, diz o psicólogo Paulo Tessarioli, especialista em sexualidade.
Além destas perguntas, os entrevistados responderam ainda quais as características mais procuradas nas pessoas do site. A resposta foi unânime entre homens (89%) e mulheres (79%): honestidade.
Outra qualidade em alta é a fidelidade: para 82% das mulheres isso é fundamental contra 64% dos homens. Os responsáveis pela pesquisa ficaram supreso com o resultado, já que homens parecem se importar menos com o assunto do que o público feminino. “Enquanto quase todas as mulheres buscam um amor no site, ainda há uma boa quantidade de homens, cerca de 20%, que buscam só sexo ou companhia. Para esses, que não desejam namorar, a fidelidade da eventual parceira não é fundamental”, afirma Airton Gontow, diretor do Coroa Metade.
Ter fé em Deus é fundamental para 51% das mulheres e 41% dos homens, enquanto a simpatia foi observada como quesito importante para 45% dos homens e 36% das mulheres. A inteligência vem em seguida sendo fundamental para 35% dos homens e 41% das mulheres.
Por último, está a importância que atribuem à beleza dos possíveis relacionamentos. Entre os homens entevistados, 7% disseram que ter uma mulher bonita ao lado é fundamental, para 44% deles isso entra na classificação importante, 30% muito importante, 10% sem importância e 9% pouco importante.
Entre o público feminino, 2% acham o quesito beleza fundamental, 30% muito importante, 44% importante, 9% pouco importante e 10% sem importância.