Homens tendem a pedir divórcio quando mulher adoece
Quando são eles que ficam doentes também costumam se separar
Uma doença grave aumenta o risco de divórcio em casais mais velhos, no entanto, os casos são mais frequentes quando é a mulher quem adoece, segundo estudo. A pesquisa analisou mais de 2,7 mil casais durante quase 20 anos e o resultado foi que cerca de um terço de todos os casamentos com caso de doença terminaram em divórcio. Metade deles foi a mulher que adoeceu. As informações são do Daily Mail.
"Descobrimos que as mulheres são duplamente vulneráveis à dissolução conjugal em face da doença," disse Amelia Karraker, uma das autoras do estudo. "Se eles são os que adoecem, eles são mais propensos a se divorciar”, acrescentou. O motivo, segundo Amelia, poderia ser o instinto cuidador das mulheres.
"As normas de gênero e as expectativas sociais sobre cuidados pode tornar mais difícil para os homens prestarem cuidados aos cônjuges doentes", declarou a pesquisadora. Perita em relacionamento, Rachel Sussman, afirmou que as mulheres são cuidadoras naturais, e a característica está programada nelas. Já para os homens, segundo Rachel, não é uma atitude natural.
Talvez os homens sejam menos capazes de tolerar vulnerabilidade em si mesmos e, consequentemente, em outros, segundo Rachel. A negação faz alguns homens fugirem da situação.