Pessoas que têm prazer sexual com atividade física: o que é 'coregasmo'?
Veja quais são os exercícios que podem levar a este tipo de prazer; e não estamos falando de esfregar a parte íntima em bancos ou em barras
Existem vários tipos de orgasmo. Os mais comuns são os proporcionados por relações íntimas ou masturbação. Mas existe um tipo de orgasmo que pode acontecer durante a atividade física. Se chama de "coregasm". A palavra é uma mistura dos termos em inglês "core", que significa "centro" ou "núcleo", e "gasm", derivada do termo "orgasmo". No português, "coregasmo".
Ao Terra, a sexóloga Camila Gentile explica que o orgasmo durante atividades físicas pode acontecer estimulado através de uma série de eventos e contrações dos músculos do centro do corpo.
"A região do 'core' contempla os músculos abdominais, da lombar, da pelve e do quadril. O 'core orgasmo' é nada mais nada menos do que algumas atividades físicas que podem levar ao orgasmo. E não estamos falando de esfregar a parte íntima em bancos de academia ou em barras", diz.
A sexóloga e educadora sexual Aryanne Marques esclarece que o "coregasmo" não tem nada a ver com prazer em praticar atividade física, mas sim com o efeito dos estímulos de alguns exercícios.
"A ativação desse grupo muscular pode enviar sangue para região, o que facilita essa sensação que é física e ao mesmo tempo química de sentir prazer"
Aryanne Marques, sexóloga e educadora sexual
É mais comum que mulheres tenham "coregasmos", mas homens também podem sentir algo semelhante. "Embora a ciência ainda não tenha todas as respostas, os especialistas acreditam que o coregasmo pode ser resultado da estimulação contínua do clitóris e da próstata durante o exercício", diz a sexóloga Camila Gentile.
Conheça os exercícios que podem levar ao "coregasmo"
- Abdominais: O clitóris e a próstata podem ser estimulados por movimentos repetitivos da musculatura abdominal.
- Agachamentos: "Esse exercício envolve uma série de músculos do core e também pode gerar estimulação suficiente para desencadear um 'coregasmo'", diz Gentile.
- Levantamento de peso: Quando os exercícios envolvem a contração dos músculos abdominais e pélvicos, é possível chegar a orgasmos durante o treino.
Mas também é possível sentir esse tipo de prazer com outros exercícios físicos, segundo a sexóloga Camila Gentile. "De uma forma geral: os exercícios de pilates, pompoarismo, ciclismo, abdominais, spinning, yoga, se feitos de forma adequada podem resultar também em muitas sensações prazerosas", diz.