'Silêncio não é a solução', diz autora de livro infantil sobre abuso sexual
Tássia Hallais, que escreveu "A Coragem de Lina", destaca a importância de falar com crianças sobre o tema; obra estará na Bienal do Rio
Embora necessário, discutir educação sexual ainda é motivo de polêmica nas escolas e tabu em muitas famílias. Mas não deveria ser assim.
Tratar o tema com naturalidade é uma forma de contribuir para proteger crianças e adolescentes do abuso sexual infantil. Problema, inclusive, crescente no Brasil, segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública.
Foi em meio a esse contexto que a autora fluminense Tássia Hallais decidiu trazer o tema no livro "A Coragem de Lina". A obra destinada ao público infantojuvenil usa linguagem lúdica e educativa para contar a história de uma menina de 11 anos — "linda, feliz e admiravelmente corajosa" — que passa a viver com medo e sem esforços depois que recebe a visita de um "monstro".
“Eu acredito que é uma obrigação de todos nós proteger a infância e adolescência, então a obra vem desse meu desejo de contribuir um pouco pra esse diálogo entre crianças e pré-adolescentes”, defende Tássia em entrevista ao Terra.
“Eu queria muito que essas crianças e pré-adolescentes se sentissem estimuladas a conversar com seus responsáveis. O livro tem uma linguagem muito lúdica, acolhedora, não tem nada explícito que vá chocar ou traumatizar a criança, mas [serve] pra abrir esse diálogo, mesmo porque o silêncio não é a solução. A gente não tocar no assunto não faz com que as violências não aconteçam”, acrescenta.
Ao longo da conversa, a autora adianta um spoiler: Lina consegue superar o trauma da violência. Isso ocorre com apoio da família, amigos e terapia para que a personagem entenda que não teve culpa de nada e tenha condições de resgatar sua essência.
Na trama, deu certo. Quanto ao livro, segue rendendo frutos desde seu lançamento. A obra de Tássia foi premiada na categoria Literatura Infantil do prêmio “Asas de Ouro 2022”.
Na próxima quinta-feira (7), ela também vai expor o trabalho na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A autora vai estar das 10h às 12h no estande "Escreva, Garota!", localizado no Pavilhão Verde, Q34.
Literatura feminina
Produtora editorial e mestre em Literatura Brasileira, Tássia vai publicar um livro sobre Maria Firmina dos Reis, autora de "Úrsula", conhecido como o primeiro romance abolicionista do Brasil.
"É uma das primeiras autoras brasileiras, abolicionista, uma mulher negra que se tornou professora pública e uma figura que, felizmente, de uns anos pra cá tem recebido mais atenção", destaca, ao falar da autora maranhense. Também com linguagem voltada para crianças, o livro deve ser lançado ainda este ano pela editora Metanoia.