Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Streptococcus; conheça a bactéria que pode prejudicar a saúde do seu pet

Perigosas e resistentes, as bactérias streptococcus podem causar problemas em animais e seres humanos

30 jan 2014 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Com já é sabido, as bactérias são responsáveis por uma série de problemas dos mais corriqueiros aos mais sérios; e também podem afetar bastante os animais, fazendo com que desenvolvam doença graves das mais diversas. Embora o nome Streptococcus possa parecer estranho, as doenças causadas por esta bactéria são bem conhecidas, e incluem nomes como faringite, gengivite e até meningite.

Contando com diferentes subtipos, esta incômoda bactéria pode afetar tanto animais de variadas espécies como seres humanos, sendo que os grupos B, C e G da Streptococcus são os que mais atingem os cães. Resistente, a bactéria pode sobreviver por muito tempo mesmo sem oxigênio, causando a morte celular dos glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte de gases e nutrientes para o corpo inteiro) dos que atinge.

A transmissão da Streptococcus pode ocorrer tanto por motivos de herança genética como pelo meio-ambiente, o que dificulta consideravelmente a sua prevenção. Para diminuir as chances de contágio, é recomendado evitar expor seu pet a situações de estresse e locais com aglomerações de cachorros (como canis), sendo que o ato de dividir tigelas de alimentação também é indicado como forma de diminuir as chances de contaminação.

Na maioria dos casos, os cães mais afetados pela bactéria são os filhotes e os idosos – já que, nestas fases da vida, o sistema imunológico dos cachorros fica bastante frágil e, portanto, mais propenso ao surgimento de doenças. Entre os principais grupos da bactéria Streptococcus estão os nomeados de A, B, G, Viridans, Mutans e Pneumoniae; sendo cada um deles responsável pelo surgimento de doenças distintas.

Confira, a seguir, quais as principais doenças causadas pelos diferentes tipos da bactéria Streptococcus:

A

Tendo o tipo pyogenes como agente, pode causar faringite, febre pós-parto e febre reumática.

B

A agente agalactiae causa a meningite e pode afetar recém-nascidos.

G

Diferentes tipos da Streptococcus são agentes neste grupo, que propicia doenças que tem a formação de pus como principal característica.

Streptococcus Viridans

Causa problemas na dentição e na boca do animal, que pode perder dentes e ter graves inflamações na gengiva.

Streptococcus Mutans

Causa cáries dentárias em função da perda de força do cálcio dos dentes.

Streptococcus Pneumoniae

É, sem dúvidas, o tipo da bactéria que causa os problemas mais graves, incluindo pneumonia, sinusite e meningite, entre outros.

Acesse o link e saiba como manter a saúde e higiene do seu cão de estimação.

Fonte: Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

<a data-cke-saved-href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm" href="http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/mulher/adestramento-dr-pet/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade