Terminar relacionamento e manter a amizade: é possível?
Existem na mídia alguns exemplos de ex-casais que dizem manter a amizade após o término; especialista explica se isso é possível
Recentemente, muitos casais conhecidos pela mídia que terminaram o relacionamento optaram por continuar uma amizade sincera. Um exemplo é o de Gracyanne Barbosa, que chegou a comentar no "Big Brother Brasil" uma conversa carinhosa que teve com o ex-marido, o cantor Belo, poucos dias antes de entrar no reality, na qual ele disse que sempre estaria do seu lado.
Outro exemplo emblemático foi o anúncio da separação de Pitty e Daniel Weksler. Em um post conjunto nas redes sociais, o casal revelou sua decisão de terminar o relacionamento, mas de manter uma amizade sólida e respeitosa. Então, será que é possível mesmo continuar tendo uma boa relação mesmo após a separação?
Essa é a dúvida que muitas pessoas, famosas ou não, tem quando um relacionamento amoroso chega ao fim. Afinal, dá para fazer isso? E, mais do que isso, tentar manter a amizade após o término é benéfico para a saúde mental?
A seguir, o psicólogo Alexander Bez, especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), responde essas perguntas e compartilha sua visão sobre o tema:
É possível manter a amizade após o término?
De acordo com o especialista, é possível sim, mas se isso vai ser saudável ou desafiador vai depender da dinâmica do casal e de como o término foi. "Em casos nos quais o término é amigável, sem traições ou mágoas profundas, é possível que as duas pessoas consigam transitar de um papel de parceiro romântico para um de amigos, sem que isso comprometa a nova fase de suas vidas", explica.
Além disso, ele comenta que a maioria dos casos positivos ocorrem quando o casal já tem filhos juntos. Isso porque, nesses casos, costuma haver um vínculo maior mesmo após a separação.
Segundo Alexander, manter uma amizade com um ex pode ser benéfico para a saúde mental, desde que haja um respeito mútuo e comunicação aberta. "É fundamental que ambos estejam emocionalmente preparados para essa transição e saibam estabelecer limites saudáveis para evitar confusão ou recaídas emocionais. O fato de se tornar apenas amigos precisa estar totalmente desconexo de desejos inconscientes, como lembranças de quando tinham algo a mais ou coisas nesse sentido", diz.
Dessa forma, é preciso entender como está seu estado mental e se você está pronto para ter uma amizade com essa pessoa sem o desejo ou a esperança de algo a mais. Isso não é uma realidade para todos os casais, mas manter a amizade após o término pode sim ser muito bom para os que conseguem.