Em novembro do ano passado, a Turma da Mônica ganhou espaço especial na televisão, no cinema e nas plataformas digitais em uma parceria com o Cartoon Network, que dedicou o mês à criação de Mauricio de Sousa. Agora, as tirinhas do cartunista são a aposta para esse começo de ano, em que os personagens do bairro do Limoeiro se encontram com protagonistas das animações do canal pago.
Entre as 'pessoas' que Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão vão encontrar estão as heroínas de As Meninas Superpoderosas, Titio Avô, Ben 10 e a turma do Hora de Aventura.
A série de tirinhas vem para aumentar a integração entre os personagens que, em 2018, apareceram juntos em ações nas plataformas digitais. Na TV, o canal tinha aumentado de 16 para 30 as horas de programação dedicadas à Turma da Mônica em novembro, mas sem integração.
"A Turma da Mônica é um ícone da cultura brasileira de várias gerações", diz Adriana Alcântara, porta-voz do Cartoon Network e diretora sênior de conteúdo e produção nacional dos canais infantis da Turner Brasil. "Agora, essa integração estará de forma mais perene nas tirinhas."
Por fazer parte da história de tantas pessoas, as novas tirinhas, assim como todos os conteúdos que saem da Mauricio de Sousa Produções (MSP) são voltamos para a família como um todo, explica Marcos Saraiva, gerente de digital da MSP.
"É um conteúdo infantil, mas tem de ser aceito por pais, avós. A Turma já está na quarta geração [das famílias], não podemos nos limitar a fazer um conteúdo que só a criança vai se identificar", diz Saraiva. O que pode mudar, segundo ele, é a linguagem de acordo com a plataforma em que a tirinha será divulgada, como o Twitter. "Nas tirinhas, temos liberdade criativa maior, tem tom mais 'moderninho'."
Adriana explica que as tiras serão divulgadas apenas nas plataformas digitais, como site e redes sociais, e não há previsão para um material impresso, embora diga que "a chance sempre existe". "Hoje não tem esse plano, foi uma ideia pensada para o digital mesmo, mas no CN a gente gosta e pensar fora da caixa e do avesso. Se isso vai se desdobrar para um material promocional específico, para ação pontual, não dá para dizer se sim ou não", afirma Adriana.
Mas o fato de a diretora afirmar que "vem conversando bastante" com a equipe da MSP sobre futuras produções pode animar os fãs da turminha do Limoeiro. "Quando se faz uma ação pontual como foi a da Mônica e do Sansão [saiba mais aqui], funciona muito bem para ambas as partes. Quando vai produzir peça que leva mais tempo e tem investimento maior, tem de pensar. Essas conversas estão sempre acontecendo, estamos falando em brincar mais com a Mônica Toy [série animada exibida no CN] em parceria com eles", conta Adriana. Saraiva confirma que a ideia é vista "com bons olhos" e que a MSP "gostaria bastante" de novas produções com o Cartoon.
Turma da Mônica Jovem - Já faz tempo que os gibis da 'Turma da Mônica' 'não são mais os mesmos'. Para quem parou de acompanhar a turminha depois que cresceu, talvez seja surpreendente se deparar com diversas mudanças ocorridas nos últimos tempos. Desde 2008, por exemplo, Mauricio de Sousa decidiu apostar na 'Turma da Mônica Jovem', revistas que trazem os personagens no período da adolescência, em um estilo semelhante ao dos mangás japoneses. Sim, esses aí da foto são Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão! Confira outros fatos curiosos a seguir!
Chico Bento Moço - Além da 'Turma da Mônica Jovem', também foram criados os quadrinhos do 'Chico Bento Moço', com a turma da roça de sempre, como sua namorada Rosinha e seu amigo Zé Lelé.
Escolinha - Em algumas edições mais recentes, toda a turminha vai à escola, diferente do que ocorria há algumas décadas. E nada de Cascão usando amarelo e vermelho ou Cebolinha de verde: eles usam uniforme!
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Variedade - Se você costumava ficar chateado que seu personagem favorito não tinha revistinhas 'próprias', já que apenas os gibis temáticos de Cascão, Cebolinha, Mônica e Magali eram feitos, diversos outros como Tina, Astronauta e Penadinho passaram a ser vendidos nas bancas.
Foto: Reprodução de gibi 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Novos amiguinhos - Diversos personagens novos foram criados. Você sabia, por exemplo, que Bloguinho, Dorinha e Luca (chamado inicialmente de Da Roda) foram criados em 2004, ou seja, há 13 anos? O tempo voa, não é? Veja outras provas de que quem viveu a virada do milênio se sentir velho
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Despedidas - Por outro lado, alguns personagens também foram perdendo espaço. Quem não se lembra dos irmãos criminosos do tempo das cavernas, Zum e Bum? Nos últimos anos, praticamente não foram criadas novas histórias deles.
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Magali e Mônica da vida real? - Amigas nos quadrinhos, irmãs na vida real! Assim ocorre com Mônica e Magali, personagens das clássicas revistinhas da 'Turma da Mônica'. Você sabia que, além delas, diversos outros personagens criados por Mauricio de Sousa foram inspirados em pessoas reais que ele conheceu ao longo da vida? Conheça alguns exemplos a seguir!
Foto: Instagram / @spadaesouza / Estadão
Cebolinha - Em entrevista ao 'Balanço Geral', da Record TV, em 2015, Luiz Carlos da Cruz, que serviu de inspiração para o personagem, revelou que até hoje troca a letra "R" pela "L" quando está nervoso, e que só passou a ter cabelo para valer a partir dos sete anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Balanço Geral' (2015) / Record TV / Estadão
Marina - Apaixonada por desenhos, a personagem costumava vestir uma camiseta amarela com um personagem animado.
Foto: Reprodução de gibi 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Magali - Meiga e comilona, a personagem é inspirada em uma das filhas do desenhista, que tem o mesmo nome
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Magali - Magali Spada, a 'verdadeira' Magali, costuma publicar brincadeiras ao lado da personagem em suas redes sociais com frequência
Foto: Instagram / @spadaesouza / Estadão
Do Contra - O personagem leva esse nome justamente por fazer tudo ao contrário da forma que a maioria das pessoas faz.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa / Estadão
Nimbus - Irmão de Do Contra, o garoto é outro de origem nipônica entre a turminha, e tem seu nome inspirado por nuvens.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Maria Cebolinha - A irmã caçula do personagem Cebolinha é conhecida pela sua inteligência e perspicácia, apesar da pouca idade.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Dorinha - Criada em 2004, a personagem trouxe a temática da deficiência visual ao público infantil.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Marcelinho - Conhecido por zelar pela economia e organização, o personagem é inspirado no filho mais novo de Maurício.
Foto: Reprodução de quadrinho de 'Turma da Mônica' / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Pelé - Personalidades conhecidas do público também já ganharam sua versão nos quadrinhos, como por exemplo o rei do futebol, Pelé!
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Ronaldinho Gaúcho - O craque também recebeu sua versão animada em 2006, quando estava no auge de sua carreira.
Foto: Divulgação / Mauricio de Sousa Produções / Estadão
Compartilhar
Publicidade
No ano passado, com novembro dedicado à Mônica, o canal cresceu 19% em audiência comparado ao mês anterior entre o público de quatro a 11 anos de idade. Além disso, os vídeos da Turma da Mônica Toy representaram 14% do consumo total de vídeos do site no mesmo período.
Processo criativo de Turma da Mônica e CN
A Turma da Mônica tem uma estética própria e diferente dos desenhos do Cartoon. Saraiva conta que o trabalho em conjunto é diferente, porque a MSP não está acostumada a trabalhar nesse formato com parceiros, uma vez que a produção é majoritariamente própria e exclusiva à Mônica. No entanto, ele diz que Mauricio de Sousa já fez alguns crossover ao longo do tempo, inclusive com o próprio Cartoon.
"Estamos um pouco mais acostumados com os personagens do grupo Turner. Para nós, é bacana. Além de profissionais, a gente é fã do CN e da Turma da Mônica, é muito prazeroso, temos liberdade de trabalhar com personagens que a gente gosta", afirma o gerente de digital.
O desafio, segundo ele, é dar um peso igual aos personagens, sem descaracterizá-los, e conseguir "agregar de forma legal" as duas famílias, mais do que se estivessem sozinhas.