Unhas roídas e batom forte: veja o que prejudica em entrevista de emprego
Os experts em imagem insistem na frase de que bastam poucos segundos para que uma outra pessoa defina quem você é. Com foco na aparência, a primeira impressão é a que fica. E isso vale também para o mercado de trabalho, onde características do visual valem tanto ou mais do que informações contidas no currículo. A loja de departamentos Debenhams, na Inglaterra, encomendou uma pesquisa para apontar que traços são vistos de maneira negativa pelos empregadores e quais características da personalidade dos candidatos estariam associadas a esses aspectos.
O pior deles é o hábito de roer as unhas, apontado como indicador de que a pessoa é nervosa ou despreparada. A pesquisa ainda aponta que cabelos com pontas duplas ou aspecto de mal cuidado dão a impressão de um profissional preguiçoso, enquanto pessoas muito bronzeadas não são bem vistas, pois parecem preferir um passeio sob o sol a cumprir a jornada de trabalho.
"A aparência é a chave para conseguir o emprego dos sonhos. Dizem que se leva apenas 30 segundos para que os entrevistadores criem uma imagem sobre um candidato, mas muitas pessoas não têm a menor ideia do que ajuda ou atrapalha numa entrevista de emprego", disse Sara Stern, diretora do segmento de beleza da empresa, ao jornal inglês Daily Mail.
Maquiagem borrada, principalmente rímel, também está entre os principais traços que descartam uma candidata na hora. A pesquisa, que foi feita com consumidores da loja que já haviam passado por entrevista de emprego no local, apontou também que o excesso de maquiagem não ajuda a conseguir a vaga.
Batom berrante, sombras pesadas e ainda perfume muito forte mostram uma personalidade muito extravagante, segundo os entrevistados. O contrário também não é bem visto e mulheres que aparecem sem nenhuma corzinha no rosto também tendem a ser descartadas.
Alguém que não se preocupou em passar ao menos rímel demonstra estado emocional frágil, segundo a pesquisa. Dentes manchados de batom apontariam descuido e, se a base ficou muito evidente, entrevistadores pensam que a pessoa não presta muita atenção aos detalhes. Segundo os resultados, é importante atentar para a aparência, mas um visual muito perfeito também não causa boa impressão. Uma mulher impecável é considerada pelos entrevistadores como potencial candidata a tentar roubar a vaga do chefe.
Veja as piores características e o que elas indicam aos entrevistadores, segundo a pesquisa:
24% - Unhas roídas: candidato nervoso e despreparado
19% - Cabelos com pontas duplas: candidato preguiçoso
17% - Rímel borrado: candidata que gosta de noitadas
13% - Muito bronzeado: ama uma folga
7% - Batom muito forte: é louca pelo poder
5% - Sobrancelhas muito delineadas: confiante demais, se acha
4% - Perfume forte: quer chamar a atenção
3% - Dentes sujos de batom: pessoa descuidada
3% - Mulher sem rímel: emocionalmente fraca
2% - Base muito evidente: pessoa que não presta atenção aos detalhes
1% - Visual impecável: candidata que irá tentar tomar a vaga do chefe