Vai viajar com seu pet? Saiba escolher a caixa de transporte
Tamanho, portinha e material são um dos itens para prestar atenção na hora de escolher a caixa de transportes ideal para o seu cachorro
Mais comumente usada no mundo dos felinos, as caixas de transporte para cães também são acessórios fundamentais para manter a segurança e o bem-estar dos pets caninos. Embora seja considerado como uma espécie de prisão por muitos donos de cachorros, estas caixas são muito importantes para manter o conforto dos cães e deixá-los menos temerosos nos passeios de carro.
Vale lembrar que, mesmo que muitos cães adorem passear em veículos tomando um ar com suas cabeças para fora da janela, este é um hábito bastante perigoso, e que pode tanto causar acidentes com o pet (na ocorrência de uma batida, por exemplo) quanto desencadear doenças e problemas auditivos e oculares – causados em função dessa longa exposição ao vento.
Dito isso, fica claro que os donos de pets caninos que desejam transportar seus bichinhos de estimação (seja em carros, ônibus ou até aviões) devem ter em casa um exemplar da caixa de transporte para cães, mas mesmo os já convencidos de que este acessório é fundamental podem ter dificuldades na hora de escolher o item ideal.
Pensando nisso, elaboramos uma lista especial com os fatores que devem ser bem observados na hora de adquirir uma caixa de transportes para cachorros, conforme você confere a seguir:
Material
O material deve ser de boa qualidade, unindo resistência para a caixa e conforto para o pet em um mesmo acessório.
Tamanho
O comprimento deve ser suficientemente grande para que o animal caiba fechado na caixa com algum espaço de sobra (mas não muito), a largura deve ser referente ao dobro da largura das costas do animal e a altura deve deixar cerca de 2 centímetros de sobra acima da cabeça do pet.
Porta
A portinha da caixa de transportes deve ser feita de grades e poder ser trancada sem que ocupe parte do espaço interno dedicado ao cão.
Acessórios
Escolher uma caixa que conte com compartimentos adicionais para guardar água, comida e para que sejam depositadas as necessidades do animal também pode ser de grande ajuda.
Outros
É importante lembrar que em trajetos de avião ou ônibus, por exemplo, as companhias de viagem podem ter regras específicas em relação às caixas; portanto, se o seu plano encaixar com esta descrição, não deixe de consultar a empresa com certa antecedência para saber quais as normas que devem ser seguidas.
Clique no link e saiba onde encontrar a caixa de transportes ideal para o seu pet.
Fonte: Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.