Vão proibir os celulares nas escolas? A todateen te explica
Uma das discussões mais polêmicas que tivemos esse ano definitivamente é sobre o uso dos celulares nas escolas. Em São Paulo, um projeto de lei para proibir o uso do aparelho na sala de aula passou para a Assembleia Legislativa. Porém, ainda não temos uma previsão de quando o texto será votado no plenário. Ou seja, dá para respirar fundo, por enquanto.
Aliás, o projeto deve expandir para outros estados em breve, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) quer trazer um conjunto de medidas para evitar o uso excessivo de telas durante a infância. A ideia seria proibir o uso de celular em todo o ambiente escolar.
Regra já existe em algumas escolas
Em algumas escolas particulares de São Paulo, a regra já existe e não parece ter criado um grande alvoroço. Na Escola Lourenço Castanho, os alunos da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano não podem levar celular para a escola. Subindo para o 6° ao 9°, o aparelho só é permitido na entrada e na saída. Então, para os alunos do ensino médio, o celular é permitido na entrada, saída e durante o intervalo, também.
"Os alunos encararam melhor do que a gente imaginava e avaliamos como uma decisão acertada", contou Daniela Coccaro, diretora do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho. "Acreditamos que a transição esteja sendo suave e tendo boa aceitação por ser o resultado de um processo construído conjuntamente", completou.
Já para Claudia Zaclis, diretora pedagógica do Colégio Santo Américo, também de São Paulo capital, é claro que o uso dos celulares nas escolas só traz malefícios. "Já é comprovado que o uso abusivo dos dispositivos eletrônicos pode levar a danos cognitivos, dificuldades de socialização e aprendizado, e afetar a atenção, em todas as idades. Alguns dos nossos professores sinalizaram alguns pontos, como a falta de leitura e a desatenção em sala de aula", contou.
Mas, e aí, vai proibir ou não?
Bom, tt, beleza, você falou, falou, falou… Mas e aí? O projeto ainda tem um looongo caminho pela frente. Então, as regras para restringir o uso não deverão ser impostas já nos próximos meses. Porém, se você estuda em uma escola particular, sua instituição ainda pode impor a nova regra mesmo sem a aprovação do projeto de lei. Então, fique de olho!
No entanto, a decisão é para o bem dos próprios alunos. Por isso, levem a possível mudança de coração aberto, tá? Vai que você se surpreende!