Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja qual a habilidade mais subestimada de gente bem-sucedida

Acompanhe três dicas para identificar seus pontos fortes e cultivar essa habilidade

27 jun 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

As pessoas que são mais felizes em seus empregos – ou se tornam milionárias antes de se aposentar – não são necessariamente confiantes, organizadas ou excelentes solucionadoras de problemas. Em vez disso, há uma habilidade diferente que dá às pessoas bem-sucedidas uma vantagem competitiva no local de trabalho, segundo Juliette Han, uma neurocientista formada em Harvard: a autoconsciência.

Mas ela, que também é membro do corpo docente da Escola de Negócios da Universidade de Columbia e consultora acadêmica na Escola de Medicina de Harvard, afirma que muitas pessoas erroneamente acreditam que a autoconsciência é "apenas sobre entender seus sentimentos e falhas".

O que é ser autoconsciente?

Ser autoconsciente significa refletir sobre seus pontos fortes e relacioná-los aos seus objetivos também, acrescenta ela. Pesquisas sugerem que desenvolver a autoconsciência nos ajuda a ser mais criativos, tomar decisões mais sólidas, comunicar melhor e construir relacionamentos mais fortes. De acordo com Juliette, é "a habilidade mais subestimada" que pessoas bem-sucedidas usam para se destacar em suas carreiras.

Aqui estão três dicas para identificar seus pontos fortes e cultivar uma maior autoconsciência:

1. Reflita sobre seus interesses e habilidades

No que você é bom? O que você gosta de fazer? Essas são duas das perguntas mais importantes que você deve se fazer no trabalho, seja você começando um novo emprego ou esgotado pelo estresse, diz ela.

"Por exemplo: você gosta de liderar uma equipe ou analisar dados? As respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a identificar as tarefas que você não se importa de fazer repetidamente", diz a pesquisadora.

Depois de ter uma boa compreensão de seus pontos fortes e das responsabilidades do trabalho que você apreciaria, você pode desenvolver um plano para aprimorar suas habilidades e focar nos projetos e tarefas que o entusiasmam.

2. Peça feedback ao seu gerente e colegas de trabalho

Na próxima vez em que você estiver se reunindo com seu chefe ou tomando café com um colega de trabalho, pergunte a eles: "Você pode me contar um momento em que eu fui útil para o seu trabalho e ser específico?"

A resposta deles "ajudará você a descobrir algo sobre si mesmo, o impacto que você tem sobre aqueles com quem trabalha e como os outros o veem", explica a pesquisadora.

Essas conversas também podem ajudá-lo a identificar quais habilidades você pode aprimorar. Por exemplo: se um colega de trabalho mencionar uma vez em que sua habilidade de realizar várias tarefas foi essencial em um projeto importante, e essa não é uma habilidade que você usa com frequência, você pode considerar praticar essa habilidade com mais frequência.

Juliette perguntou a seus amigos próximos como eles a descreveriam em três palavras, e "engraçada" surgiu em quase todas as respostas. Ela percebeu que seu senso de humor não apenas a tornava uma boa amiga, de acordo com as pessoas que ela amava, mas também poderia ajudá-la a ser uma gerente mais empática e amigável.

"Às vezes, você não percebe quais são seus pontos fortes até vê-los pelos olhos de outra pessoa", acrescenta ela.

3. Estabeleça metas e acompanhe seu progresso

Uma vez que você saiba quais habilidades deseja aprimorar ou incorporar mais ao seu trabalho, você deve estabelecer metas e acompanhar seu progresso, o que pode ajudá-lo a manter a motivação e trabalhar de forma mais eficiente.

Juliette diz que leva muito tempo para ver melhorias tangíveis na autoconsciência, mas essa habilidade vale a pena.

"Você pode ter todas as habilidades técnicas e carisma do mundo, mas se você for completamente alheio a si mesmo, à forma como se apresenta e interage com o mundo, será muito mais difícil construir relacionamentos sólidos, interagir com seu chefe e colegas de trabalho e aprofundar as amizades de que você precisa para realmente ter sucesso", finaliza a pesquisadora.

Fonte: CNBC Make It

Homework Homework
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade