Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Virose canina: conheça as causas e saiba como identificá-la

Na maioria dos casos, a virose é transmitida por meio do contato do cão sadio com as secreções de animais doentes

11 mar 2014 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Assim como no caso dos seres humanos, uma série de complicações que ocorrem na vida dos cachorros pode ser atribuída à virose canina. No entanto, diferentemente das pessoas, os cães podem ser muito mais prejudicados pelo aparecimento desse tipo de problema, que pode evoluir bastante em pouco tempo e, inclusive, levar o animal ao óbito.

Como já diz o nome, a virose canina é causada a partir da contaminação do animal por algum tipo de vírus – adquirido, na maioria das vezes, por meio do contato do cão sadio com as secreções ou excrementos de animais doentes – e, embora haja tratamento e cura para boa parte destas viroses, também há muitas que, sem o tratamento rápido e adequado, podem acabar com a vida do pet.

Para prevenir o seu bichinho de estimação desse tipo de problema, a melhor e mais segura saída é a vacinação – que deve ser administrada ao animal ainda filhote e, até que seja realizada de maneira completa, não garante a imunização completa do cão em frente aos mais diversos vírus. A vacina V10 (ou polivalente) é a mais indicada para garantir a saúde dos cachorros, protegendo-os de um grande grupo de doenças perigosas.

A seguir, confira os principais vírus imunizados nos cães por meio da vacina V10, e não deixe de administrá-la ao seu pet antes de sair com ele de casa, pois esse tipo de situação é um verdadeiro convite às complicações.

Parvovirose

O contato direto com as fezes de animais doentes é a fonte de contaminação da doença, que pode causar desde vômitos e diarreia com sangue, levando à desidratação e até a morte.

Cinomose

Muito contagiosa, pode ser transmitida até pelo ar e, principalmente, pelo contato com secreções contaminadas, desencadeando desde conjuntivites e problemas gastroentéricos até complicações neurológicas que podem levar o animal ao óbito.

Parainfluenza

Comparada à gripe dos humanos, a gripe canina é causada por este vírus – transmitido pelo contato direto entre um cão sadio e outro contaminado.

Adenovirose tipo II

Também transmitido pelo ar, o adenovírus tipo II causa tosse, secreções nasais e espirros, entre outros sintomas.

Hepatite infecciosa

Transmitida pelo ar, tem a febre, a dor abdominal e a gastroenterite entre os seus principais sintomas.

Clique no link e conheça profissionais que podem lhe ajudar a cuidar da saúde do seu pet.

Fonte: Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Cachorro Gato
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade