Conheça o edifício criado para projetar o melhor pôr do sol do mundo
Localizado em Yantai, na China, o local foi projetado com o intuito de contemplar a natureza
Imagine poder observar o sol se pôr em um local criado especialmente para essa função? Apesar de parecer uma ideia distante, ela existe e está localizada em Yantai, no norte da China. Trata-se da Torre Yantai Sun, uma edificação de 48m projetada para oferecer o melhor pôr do sol do mundo.
A estrutura, criada pela empresa chinesa Open Architecture, fica à beira da praia e inicialmente seria apenas um espaço de socialização com biblioteca, centro para eventos, teatro e cafeteria. No entanto, o local acabou ganhando um propósito maior, de acordo com a revista Design Boom.
Local de adoração ao Sol
O motivo para a mudança de planos foi o lugar. A cidade de Yantai, localizada na província de Xantum, foi durante muito tempo um local de adoração ao Sol. Por isso, o edifício foi erguido pensando na trajetória solar como guia para a torre.
Nesse sentido, o desenho da torre privilegiará o melhor pôr do sol em diferentes estações ao longo do ano. Para isso, foram feitas as seguintes adaptações.
- a borda norte do edifício, fica paralela aos raios solares do meio-dia nos equinócios;
- no verão, os raios se alinham à borda leste no início da manhã, e com o telhado ao meio-dia;
- Já o túnel de entrada principal, fica alinhado ao pôr do sol no inverno;
- Um espaço ao ar livre com centenas de lugares, por sua vez, ficará orientado para o nascer do sol no verão.
Culto à natureza
Hu Li e Wenjing Huang, que são sócios na construção do edifício com o melhor pôr do sol do mundo, disseram que "a forma do edifício foi esculpida pela luz do sol evoca os antigos rituais de culto à natureza, ao mesmo tempo em que fornece instalações culturais necessárias ao distrito".
"É um edifício cultural onde as pessoas encontram fenômenos naturais enquanto percorrem toda a estrutura, imersas em exposições e atividades (…) Esperamos que este edifício ajude a reconectar as pessoas com a antiga reverência pela natureza".