Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos na gravidez
Especialista explica os cuidados que as mulheres devem tomar para poder manter uma rotina de treinos durante a gestação
Por conta das diversas mudanças que ocorrem no corpo nesse período, a gravidez pode vir acompanhada de muitas dúvidas. Entre elas, se a mulher pode ou não praticar exercícios físicos nessa fase.
No entanto, segundo o profissional de educação física, Eduardo Netto, se exercitar durante a gestação pode ser um grande estímulo para um estilo de vida mais saudável e de forma permanente.
"As pacientes que fazem atividade física regularmente têm menor chance de desenvolver distúrbios de humor, porque há liberação de neurotransmissores, endorfinas, serotoninas no seu nível máximo e constante. Isso é muito benéfico para a mulher e para o bebê", explica.
Gravidez saudável e com atividade física
Atualmente, algumas academias oferecem espaços que possibilitam à gestante se exercitar de diversas formas, seja através de uma aula de dança, de natação e hidroginástica ou de musculação.
Isso permitiu que Thayane Dutra, de 29 anos, tivesse uma gravidez bem tranquila. Ela conta que aproveitou esse período ao máximo sem deixar de fazer o que mais gostava: treinar.
"Eu sempre pratiquei atividade física, seria muito difícil parar por nove meses. Desde o início, senti necessidade de me exercitar. Mesmo no final da gestação, quando o cansaço batia mais forte, eu me disciplinava para ir à academia", disse.
Conforme explica o educador físico, uma rotina de treinos durante a gestação pode trazer diversos benefícios para a mãe e o bebê. "Se manter ativa na gravidez ajuda na manutenção do peso, na prevenção de diabetes gestacional e hipertensão", aponta.
"Há um menor risco de depressão pós-parto e pré-eclâmpsia, diminuição do risco de incontinência urinária e flacidez pélvica, além de preparar a mulher para o parto", afirma.
Mas, para atingir todos esses benefícios, é importante também que a gestante tome certos cuidados para não prejudicar a gravidez. Abaixo, o especialista elencou alguns pontos fundamentais para treinar com segurança:
- Exercitar-se de três a quatro vezes por semana por 20 a 30 minutos;
- Procurar um educador físico para um melhor acompanhamento,
- Evitar lugares muito quentes e atividades físicas intensas e que elevem muito a temperatura do corpo.