Conheça quais são as raças de cães que devem usar focinheira
Certas raças de cães consideradas mais "reativas" ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso
É comum que tutores se recusem a colocar a focinheira em seus cachorros por diversos motivos: pensar que vai incomodar ou machucar o animal, que o seu pet é calmo e não machucará ninguém, etc. Mesmo que o seu pet não seja agressivo com você, se ele for de determinadas raças terá que usar o acessório por lei.
Isso porque, por mais que ele geralmente seja mais quieto, o cachorro pode se agitar ao entrar em contato com outras pessoas, animais e ambientes. Esse assunto veio à tona recentemente após alguns ataques de cachorros serem noticiados. Mas quais as raças que devem usar focinheira de acordo com a lei?
Isso vai depender do estado e cidade, já que há regras específicas em alguns deles. Porém, uma das principais, e que funciona nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul, menciona as seguintes raças:
- Mastim Napolitano
- American Pit Bull Terrier
- American Bully
- Fila Brasileiro
- Doberman
- Rottweiler
Ademais, esses cães só podem passear com pessoas maiores de 18 anos. Ah, e não é preciso se preocupar: a focinheira não machuca o animal, desde que seja a correta para ele.
Os equipamentos chamados de "cesto" ou "grade", por exemplo, costumam se adaptar melhor, enquanto os de nylon ou PVC incomodam mais o animal, devendo ser usados apenas por períodos curtos.
Os cães que devem usar a focinheira em passeios podem também usá-la em alguns momentos em casa, como quando houver visitas, por exemplo.
Dicas para acostumar o cachorro
Mesmo que a focinheira não machuque o cachorro, ele pode se incomodar um pouco ou querer se recusar a usar no início. Por isso, é preciso adaptar o animal.
Para isso, apresente o item ao cão antes do primeiro passeio com ele. Mostre, deixe o animal cheirar e mexer no objeto e coloque-o perto dos brinquedos, para que ele o veja como uma coisa boa. Coloque a focinheira nele por alguns minutos por dia e associe a petiscos e brincadeiras.
Nesse momento, preste atenção para ver se ele está incomodado e se pode ser preciso comprar um modelo mais adequado. Lembre-se que cães braquicefálicos precisam de modelos específicos de focinheira, para não terem dificuldade de respirar.
Justamente para manter a visão da focinheira como algo positivo, nunca a use após o cão ter um comportamento inadequado ou enquanto ele está estressado, para reprimi-lo.