Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça três alimentos ricos em Ômega-3, gordura benéfica ao coração

A Associação Brasileira de Nutrologia listou alguns alimentos ricos do nutriente e ressaltou a importância de consumi-lo na rotina alimentar

31 jul 2024 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

É do conhecimento de muitas pessoas que o peixe possui bastante ômega-3. Mas você sabia que há outros alimentos que são ricos neste nutriente? A orientação nutricional da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) é de que seja ingerido 3 porções de 120 gramas por semana. E, em entrevista à Veja Saúde, eles contaram quais são os ingredientes ricos na substância. Confira:

Abran lista alimentos ricos em ômega
Abran lista alimentos ricos em ômega
Foto: 3 que vão além do peixe - Canva Equipes/kerdkanno / Bons Fluidos

Espinafre

O médico nutrólogo e presidente da Abran, Durval Ribas Filho, aponta que o espinafre, além de conter doses de ômega-3, também beneficia a alimentação com ácido fólico (ou vitamina B9) e luteína, que é um poderoso antioxidante. A dica para consumi-lo vai além das saladas, pois pode ser incluso em sucos e vitaminas.

Chia

A chia é outra ótima fonte de ômega-3. Ela contribui para a saciedade, digestão e para a saúde óssea. A forma de usá-la varia entre sucos, vitaminas, misturada na aveia, na panqueca ou até com os cereais. Ainda assim, para a mescla, você pode saboreá-la inteira ou moída.

Nozes

Para o especialista, as nozes deveriam fazer parte da rotina alimentar, já que, além do ômega-3, oferece diversos benefícios. Tais quais vitamina E, melatonina, ácido fólico (B-9), piridoxina (B-6), tiamina (B-1), zinco, cobre e manganês. Ela pode enriquecer receitas como risotos, massas e saladas.

Benefícios para a saúde

O nutriente resulta no bom funcionamento do coração, do sistema vascular e do cérebro. Ademais, ele também fornece energia e conta com propriedades anti-inflamatórias. "Ele tem um papel nutricional, de prevenção ou em terapêuticas em doenças cardiovasculares, diminuição dos níveis de triglicérides e colesterol, artrite, aspectos cognitivos, depressão, Alzheimer e até alguns tipos de câncer", afirma na entrevista ao veículo.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade