Você já ouviu falar sobre Urupema, cidade de Santa Catarina? Se ainda não, pegue seu casaco mais pesado e divirta-se com informações sobre a cidade mais fria do Brasil!
Foto: Flickr Prefeitura de Urupema / Flipar
Cidade turística por conta das baixas temperaturas e localizada a cerca de 212 km da capital Florianópolis, Urupema recebeu o título de Capital Nacional do Frio, em 2021.
Foto: Flickr Roberto Dokonal / Flipar
No dia 30 de junho, aliás, a cidade registrou -7,2ºC, a menor temperatura no Brasil em 2024.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
Por ser uma das cidades onde mais neva e faz frio no estado catarinense, é conhecida pelo turismo. No inverno, costuma ter todas as estadias lotadas, especialmente em datas com previsão de neve.
Foto: Flickr Roberto Dokonal / Flipar
Segundo portal do governo de Santa Catarina, são 42 hospedagens registradas no município, entre pousadas, hotéis, casas de campo, cabanas, cama e café, chalés, fazendas, sítios, chácaras e camping.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
Além disso, não só as estadias chamam os turistas. Afinal, há muitas belezas naturais na cidade catarinense.
Foto: Reprodução de vídeo G1 / Flipar
O Morro das Antenas, por exemplo, é um dos pontos mais altos de Urupema, e um dos melhores lugares para apreciar a vista panorâmica da cidade.
Foto: Flickr Dario Lins / Flipar
O mirante fica a 1.750 metros de altitude, e a oito quilômetros da cidade, na SC 112. O cenário é de vegetações congeladas, e com sorte, de neve.
Foto: Reprodução do Instagram @morrodasantenas / Flipar
Já a cascata que congela é uma pequena queda d’água, que fica a 1.580 metros de altitude. A atração chama a atenção pelo visual, e fica a 700 metros do Morro das Antenas.
Foto: Flickr Ana Carla de Sousa / Flipar
O local costuma atrair visitantes que param para tirar fotos da cachoeira completamente formada por cristais de gelo.
Foto: Flickr Gabriela Lott / Flipar
A Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda traz todo o charme de uma cidade pequena, ainda mais no inverno.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
O espaço conta com quadra de vôlei de areia, portais estilizados com metal e pedra arenito, o Lago das Trutas, bancos, arborização, passeio público e parque infantil.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Urupema / Flipar
A Igreja Matriz Santa Ana de Urupema, além de um símbolo de fé e história para a cidade, conta com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e uma miniqueda d’agua.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
Estava faltando alguma coisa a esse passeio, certo? Claro, vinho! Na Araucária’s Café Gastrobar, a seleção é de vinhos locais, de Urupema e São Joaquim.
Foto: instagram @vinicolaurupemaloja / Flipar
A uma altitude de 1.425 metros, Urupema, na Serra de Santa Catarina, registra cerca de 50 geadas e cinco neves por ano, em média.
Foto: Reprodução de vídeo G1 / Flipar
De acordo com Censo 2022, a cidade tem 2.656 habitantes, vivendo numa área de 350 km², com direito a muita vegetação.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
A cidade também ostenta o título de "capital catarinense da truta". O município é rico em nascentes e águas límpidas e cristalinas que formam os rios Caronas, Caixão, Lontras, Quebra-Dente e Lava-Tudo.
Foto: Flickr Dario Lins / Flipar
O programa municipal de desenvolvimento sustentável e organização comunitária foi agraciado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um diploma de honra ao mérito.
Foto: Instagram @urupemaemfoco / Flipar
Os destaques são o saneamento básico, instalado em quase 100% dos domicílios, inclusive na zona rural, e o esforço pelo uso racional de agrotóxicos. A prática de agricultura orgânica também vem crescendo na cidade.
Foto: Flickr Dario Lins / Flipar
Por todas as citadas atrações, Urupema não se contenta em ser mera coadjuvante no turismo da Serra Catarinense. É uma das protagonistas no cenário do Sul do país.