Quando pensamos em açúcar, a maioria provavelmente imagina o mesmo tipo – granulado usado em biscoitos assados ou para adoçar o café.
Foto: Imagem de 955169 por Pixabay / Flipar
Mas existem muitos tipos diferentes de açúcares. Inclusive um produto chamado alulose, que muitas pessoas desconhecem.
Foto: Reprodução de vídeo Quimikinha / Flipar
A alulose é considerada um açúcar raro porque é encontrada naturalmente apenas em pequenas quantidades em alimentos de origem vegetal.
Foto: Divulgação Cerealista / Flipar
É um tipo de açúcar encontrado no trigo e em determinadas frutas, como figos. A alulose é absorvida lentamente pelo corpo e não afeta os níveis de açúcar no sangue.
Foto: jcomp por freepik / Flipar
Devido à ausência de impacto na glicose sanguínea, a alulose ganhou atenção entre aqueles que seguem uma dieta que restringe a ingestão de carboidratos e açúcar.
Foto: Imagem de Tonda Tran por Pixabay / Flipar
Evitar o consumo de açúcar refinado em excesso ajuda na prevenção e no controle de doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade. Também previne cáries dentárias, doenças cardíacas e gordura no fígado, por exemplo.
Foto: Imagem de Bruno Germany por Pixabay / Flipar
Veja a seguir diferentes tipos de produtos usados para adoçar alimentos e bebidas. E defina qual é o melhor para o seu perfil e o seu gosto pessoal.
Foto: Freepik / Flipar
O mel de abelha é um adoçante natural que tem nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio. Pode ser encontrado em potes ou bisnagas, em diferentes tipos: silvestre e eucalipto estão entre os mais cotados.
Foto: Imagem de Дарья Яковлева por Pixabay / Flipar
O mel traz benefícios como fortalecer o sistema imunológico, atuar com anti-oxidante, melhorar a digestão e manter a flora intestinal saudável.
Foto: Unsplash/Art Rachen / Flipar
A stevia é um adoçante natural obtido a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, podendo ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais na forma de pó ou em gotas.
Foto: Flickr Paco Trinidad photo e Mike Mozart / Flipar
Ela possui a capacidade de adoçar cerca de 300 vezes mais que o açúcar comum, com a vantagem de não possuir calorias.
Foto: Divulgação/Monica Sá / Flipar
A sacarina e a sucralose também são opções bastante procuradas por quem quer ou precisa evitar o açúcar. Diferentes marcas disputam o mercado.
Foto: Flickr Mike Mozart / Flipar
O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, o que faz com que ele não cause um grande aumento da concentração de açúcar no organismo e não estimule a produção de gordura, ajudando no controle do peso.
Foto: freepik racool_studio / Flipar
Além disso, o açúcar de coco é rico em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e potássio, mas por possuir um elevado teor de frutose, deve ser usado com moderação.
Foto: Imagem de The Loves Of Eirlys por Pixabay / Flipar
O açúcar mascavo é feito a partir da cana-de-açúcar, mas não passa por um processo de refinamento como o açúcar branco.
Foto: Imagem de Gabriela Sanda por Pixabay / Flipar
Isso faz com que seus nutrientes sejam conservados no produto final. Assim, ele possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
Foto: Imagem Freepik / Flipar
O eritritol é um adoçante natural que tem a mesma origem do xilitol, mas contém apenas 0,2 caloria por grama, sendo um adoçante recomendado pela OMS.
Foto: Reprodução Site Diabetic Center / Flipar
Ele tem cerca de 70% da capacidade de adoçar do açúcar, e pode ser usado por pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer.