Consome cinco vezes menos e não precisa de gás: é a invenção francesa que quer substituir o ar condicionado
Uma startup francesa criou um sistema de ar condicionado baseado em refrigeração adiabática e obteve 10 milhões de euros para expandir esta alternativa aos aparelhos de ar-condicionado
Substituir o ar-condicionado não é uma tarefa fácil, mas não é difícil imaginar que existam alternativas melhores para lidar com as ondas de calor. Outras opções mais eficientes, que não necessitam de gás refrigerante químico e que dispensam uma máquina externa cujo tamanho costuma incomodar. É exatamente isso que propõe a startup francesa Caeli Energie.
A empresa criou um sistema de ar condicionado que promete consumo de energia até cinco vezes menor que os aparelhos convencionais, não utiliza gás refrigerante e não necessita de máquina externa. Baseia-se apenas numa pequena máquina interna, com um curioso desenho oval. Ideal para economizar no dia a dia e otimizar seu espaço.
Para desenvolver esta alternativa, a Caeli Energie obteve uma segunda ronda de financiamento de 10 milhões de euros em 2023 — o equivalente a pouco mais de 60 milhões de reais. "Caeli é a única solução de baixo carbono para refrigeração de edifícios fabricada na Europa e a mais eficaz do mundo", explica Asterion, um dos parceiros de investimento.
A Caeli Energie foi fundada em 2020 por Rémi Perony e Stéphane Lips. Eles já patentearam a tecnologia em conjunto com o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS). Entenda como esse novo eletrodoméstico funciona e como ele pode substituir o ar-condicionado convencional.
Leia também: A alternativa ao ar condicionado que não precisa de eletricidade: com barro e um bom design você tem o suficiente
...
Veja também
Como evitar a otite externa no verão?
Intoxicação alimentar: casos podem aumentar com as ondas de calor; saiba como prevenir!
Calor extremo mata? Entenda quando as altas temperaturas são fatais