Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copo Stanley tem chumbo? Entenda a polêmica e possíveis riscos

A empresa confirmou que há chumbo na composição de seus copos, mas negou riscos à saúde. Leia mais sobre o assunto aqui!

7 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Modelo Quencher do copo Stanley é um dos mais populares do momento
Modelo Quencher do copo Stanley é um dos mais populares do momento
Foto: Reprodução/Instagram/@stanley1913_brasil

A promessa de que a bebida vai continuar gelada, junto com uma gama de cores que podem ser escolhidas par o revestimento do recipiente contribuíram para que o copo Stanley se tornasse elemento de desejo e até um símbolo de status em encontros e churrascos. 

Porém, mais recentemente, o produto voltou às rodas de discussão, por causa da polêmica de que o copo térmico teria chumbo em sua composição, o que poderia comprometer a saúde daqueles que possuem os itens. 

O debate começou após usuários dos copos nos Estados Unidos divulgarem vídeos nas redes sociais que mostram resultados de supostos testes rápidos de detecção de chumbo. 

Copo Stanley tem chumbo? Entenda a polêmica e possíveis riscos
Copo Stanley tem chumbo? Entenda a polêmica e possíveis riscos
Foto:

Afinal, tem chumbo no copo Stanley?

A fabricante dos copos confirmou a presença do metal na composição dos produtos. Mas de acordo com a companhia, o consumidor não tem contato com o chumbo, uma vez que existe um revestimento de aço inoxidável.

Um porta-voz da fabricante dos copos Stanley nos Estados Unidos enviou um comunicado à CNN explicando que “algum chumbo” é usado como parte do processo de isolamento a vácuo do copo, mas o produto é coberto por uma camada de aço inoxidável que protege os consumidores da exposição ao material. Os produtores reforçam que não há chumbo que entre em contato com os consumidores. 

Apesar da fabricante garantir que, no momento de entrega, o produto não oferece riscos à saúde, especialistas alertam que, ao longo do tempo de uso, consumidores devem ficar atentos à integridade do copo térmico, principalmente ao revestimento que isola o chumbo, para evitar qualquer risco de exposição ao metal. 

Riscos do chumbo

O chumbo é um metal tóxico que afeta pessoas de todas as idades, particularmente as crianças pequenas, uma vez que o chumbo tem impacto o cérebro em desenvolvimento.  O metal é pesado e não pode ser digerido pelo corpo humano, então qualquer contato direto, seja por meio de inalação ou ingestão, pode afetar o organismo. “Não há nível de exposição ao chumbo que seja conhecido como isento de efeitos nocivos”, aponta uma publicação do Ministério da Saúde.

O metal pode impactar diferentes sistemas do corpo humano, como o cardiovascular, gastrointestinal e hematológico e o neurológico. O contato com o produto pode levar a alterações neurocomportamentais, como alterações de memória, depressão, hostilidade e insônia. Além disso, o produto pode afetar a coordenação visual-motora. 

Por que o chumbo no copo Stanley pode ser perigoso Por que o chumbo no copo Stanley pode ser perigoso

Copos falsificados

Apesar de os copos originais da Stanley não serem prejudiciais à saúde, é preciso estar atento às cópias do copo térmico. A falta de fiscalização no processo de produção impossibilita saber se os copos Stanley falsificados possuem chumbo e, caso possuam, se não estão em contato com a bebida. Veja nesta matéria como descobrir se um copo Stanley é original ou falsificado. 

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade